Conheça a Diferença entre Cupom Fiscal e Nota Fiscal

entenda a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal

Você entende a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal? Ou acredita que os dois documentos têm o mesmo significado e importância? Neste artigo vamos esclarecer a relação entre os dois e apontar a importância das informações presente em cada um. Confira e tire todas suas dúvidas!

Afinal, qual a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal?

Normalmente os dois tipos de documentos são categorizados como se carregassem os mesmos tipos de informações, porém existem algumas particularidades em cada um dos tipos.

Cupom fiscal

CLIQUE e baixe o ebook!

Primeiramente o cupom fiscal, o documento é emitido pelo caixa após a concretização de uma compra. O papel é impresso e pode servir como um comprovante da ocorrência da transação. Nele estarão descritos itens básicos como, local onde foi realizada a compra, data, horários, itens adquiridos e valores.  Além disso, é possível observar dados referentes à forma de pagamento utilizada, possíveis descontos e trocos.

Nota fiscal

Em contrapartida, a nota fiscal pode ser definida como uma documento mais completo, que possui mais informações que uma cupom fiscal. A nota é emitida pelo sistema administrativo da empresa, nela existirão as informações comuns aos cupons fiscais e outras adicionais, como, por exemplo, dados financeiros da empresa, cliente e transportadora.

Saiba qual documento solicitar na hora da compra

Como foi dito, muitas pessoas não entendem a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal, por isso na hora de realizar uma compra não sabem qual a melhor opção de documento solicitar. Nesse caso é importante levar alguns fatores em consideração:

  • você precisa de uma comprovação completa sobre a compra?
  • pode vir a precisar realizar a troca do produto?

Ao solicitar a nota fiscal, as informações estarão completas, fato que impossibilita que a loja se nega a realizar a troca do produto, por exemplo. Já que o direito de substituição de produto que apresente defeito, com apresentação da nota fiscal é um direito garantido ao consumidor pelo Procon.

Ou seja, apesar do cupom fiscal apresentar dados relevantes em relação a uma transação, o documento não é tão completo. Logo, uma compra será totalmente reconhecida mediante à apresentação da nota fiscal.

Agora que você já sabe a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal, aproveite para saber mais sobre o sistema eletrônico de notas ficas e continuar conferindo os conteúdos do Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *