Como Funciona o Empreendedorismo Individual

empreendedorismo individual

Hoje eu vou falar de um assunto que interessa milhares de brasileiros: o funcionamento do empreendedorismo individual. Com o surgimento do MEI, pessoas que trabalham por conta própria ou possuem um pequeno negócio conseguem ser legalizados de forma eficiente. Mas, poucas pessoas sabem que o empreendedor individual é diferente do microempreendedor individual. Continue a ler esse post!

Afinal, o que é o empreendedor individual?

Também chamado de Empresário Individual, o Empreendedor Individual não é o mesmo que o Microempreendedor Individual. Quer saber qual é a diferença? Restrições de atividades e faturamento anual. Ambos são profissionais que trabalham sozinhos, entretanto, o faturamento anual do empreendedor individual pode chegar até 360 mil reais.

Sendo assim, a situação atual é de que o profissional possui uma Micro Empresa – ME. Quando o faturamento é maior, considera-se uma Empresa de Pequeno Porte (EPP).

CLIQUE e baixe o ebook!

Já o MEI trabalha sozinho: pintores, jardineiros, cabeleireiros, mecânicos, etc.

Como se tornar um empreendedor individual?

Para enquadrar-se é necessário que o empreendedor individual tenha o faturamento de até 60 mil reais por ano e pelo menos um funcionário contratado que receba o salário mínimo ou piso da categoria. Vale dizer também que o empreendedor individual não pode participar como sócio ou titular de outra empresa. Os recolhimentos tributários são fixos em 5% do salário mínimo para o INSS, a título de ICMS de R$ 1,00 e R$ 5,00 a título de ISS, quando for necessário. Todos os valores são recolhidos juntos e existe a isenção dos demais tributos.

O registro é feito on-line, pelo Portal do Empreendedor. Mas, antes, o empreendedor deverá verificar na Prefeitura se a atividade pode ser exercida no local escolhido.

A importância do empreendedorismo individual

O empreendedorismo individual é uma maneira de proporcionar a cidadania empresarial a pessoas que antes trabalhavam de maneira informal. Além disso, o empreendedorismo individual também está enquadrado no Simples Nacional, cujas alíquotas tributárias variam entre 4,0% a 11,61%.

Antigamente, as pessoas perdiam oportunidades por não possuírem CNPJ. Hoje em dia, graças ao empreendedorismo individual, muitos estão transformando o negócio em microempresa, ou seja, o processo de evolução é muito maior.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, sonho esse que não é impossível. Basta aproveitar as oportunidades que vêm de todos os lados, persistir, focar e depositar todas as forças e conhecimentos no negócio.

E você? Já conhecia o funcionamento do empreendedorismo individual? Já tem o seu próprio negócio? Deixe seu comentário! Aproveite para assinar a newsletter para receber em primeira mão conteúdos exclusivos do mundo empreendedor.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *