Como Criar Uma Franquia? Confira Os Primeiros Passos!

Grande parte das pessoas que querem empreender já procuraram saber, pelo menos uma vez na vida, como criar uma franquia. Como já está pronto e, em geral, consolidado no mercado, oferece mais benefícios do que desenvolver um negócio do zero. No entanto, apesar de parecer fácil, investir nesse empreendimento exige alguns cuidados para obter o retorno esperado.

Passos para criar uma franquia de sucesso

Não basta apenas ter a quantia necessária em mão. Conhecer os passos para criar uma franquia ajuda a se preparar para fechar o melhor negócio e, principalmente, a gerenciar sem problemas. Você tem que:

Prefira um ramo que você goste

Existem franquias nos mais diversos ramos de atuação. Procure aquelas nas áreas que você goste ou tenha conhecimento. Isso facilitará encontrar empreendimentos mais promissores, bem a sua administração. E a principal das vantagens: empreender com aquilo que dá prazer contribuirá para você ser mais feliz.

Pesquise muito

Você deve enxergar o esquema de franquia com uma parceria a longo prazo. Para que ela dê certo, os primeiros passos devem ser bem pensados. Por isso, pesquise bastante sobre o negócio que pretende abrir. Confira quais são as taxas de retorno, quantas lojas fecharam, se o franqueador oferece algum tipo de apoio, entre outras informações. Recomendo também, se possível, conversar com outros franqueados para saber a opinião deles sobre o mercado.

Também é importante compreender quais são os riscos desse tipo de negócio e em quanto tempo demorará para obter o retorno daquilo que foi investido. Quase nunca esse resultado é imediato e você precisará verificar se terá os recursos necessários para se manter até lá.

Conheça o mercado

Mesmo o investimento em franquia pede um bom estudo do mercado, principalmente na localidade que você pretende colocar o estabelecimento. Procure conhecer melhor os consumidores da região, principalmente o seu comportamento e poder aquisitivo. Lembre-se de que você deve oferecer soluções aos seus clientes!

Atente-se ao contrato e à Circular de Oferta de Franquia

De acordo com a Lei nº 8.955, o franqueador deve entregá-lo a Circular de Oferta de Franquia (COF) pelo menos dez dias antes de qualquer acordo ou pagamento relacionado à aquisição de franquia. Nesse documento, constam todas as informações sobre a empresa, como situação legal e financeira e valores relacionados à aquisição do negócio. Você deve analisar bem cada ponto para verificar se estão de acordo com as suas expectativas.

Como de praxe, o acordo é firmado por meio de contrato, que também deve ser igualmente bem lido para evitar maus entendidos. Sugiro que conte com um advogado de sua confiança para analisar melhor todos os pontos antes de você assinar.

É importante se atentar principalmente ao papel de cada parte. Como franqueado, você deverá seguir padrões e orientações da empresa sede. Se perceber que não conseguirá seguir à risca todas essas regras, melhor repensar sua decisão e investir em outro tipo de negócio.

Agora você já sabe como abrir uma franquia, basta colocar todos esses cuidados que mencionei para evitar problemas. Lembre-se de que você investirá seu dinheiro, tempo e sonhos nesse negócio e ele precisa retornar resultados positivos e não em aborrecimentos e preocupações!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *