Como Abrir Negócio Em Cidade Pequena

Abrir negócio em cidade pequena é um grande desafio. Digo isso porque essas regiões costumam ter baixa movimentação, cenário muito diferente dos grandes centros, nos quais circulam pessoas de diversos perfis todos os dias. É muito mais fácil empresas dos mais diversos ramos darem certo nessas localidades do que em zonas mais afastadas.

Ao mesmo tempo, nas pequenas cidades pode estar o terreno fértil para semear negócios bem-sucedidos e ainda encarar pouca ou nenhuma concorrência. Empreendedores têm feeling para encontrar oportunidades, mesmo onde nem imaginaríamos que elas estivessem, ainda mais em grande parte dessas localidades, que carecem de infraestrutura e serviços. Isso torna o empreendedorismo excelente forma de obter lucratividade; isso sem contar que a atividade ajuda no desenvolvimento das regiões.

O que considerar ao abrir negócio em cidade pequena?

Se você tem veia de empreendedor, não ficará com medo de correr riscos e vai abrir negócio em cidade pequena sem hesitar muito. Mas, para ajudá-lo a ser mais bem-sucedido, é importante considerar alguns fatores antes de tirar o projeto do papel.

Identifique as necessidades da população local

Como disse no começo deste artigo, o grande desafio em abrir negócio em cidade pequena é agradar a população. A circulação de pessoas na localidade tende ser sempre a mesma e, por esse motivo, sua empresa deve atender as necessidades específicas delas, do contrário, as chances de quebrar serão enormes.

O meu conselho é pesquisar aquilo que as pessoas sentem mais falta na e que poderia atender as suas necessidades. Vale a pena fazer um levantamento detalhado sobre a população, como faixa etária, comportamento, hábitos de consumo, entre outros. Você pode consultar dados da prefeitura, falar com comerciantes da região e, até mesmo, com moradores.

Outra forma de fazer esse levantamento é verificar o que já existe na cidade, mas não está satisfazendo as necessidades da população. Quem sabe, eventualmente, você monta o negócio já existe com uma proposta mais assertiva?

Verifique os tipos de negócio mais viáveis em cidades pequenas

São diversos os negócios que podem ser bem-sucedidos em cidades pequenas e tudo vai mesmo depender do perfil e necessidades do seu público-alvo. Mas existem alguns tipos de empreendimentos que são básicos e costumam ser bem rentáveis nessas localidades:

• Manutenção de bens: esse tipo de serviço tem sido muito procurado em tempos de crise e pode ser excelente opção para uma cidade pequena.
• Alimentação: setor que sempre está em alta. Considere os gostos do seu público-alvo ao escolher a melhor opção, se restaurante tradicional, lanchonete ou mesmo buffet.
• Beleza e estética: apontado como setor promissor, é uma excelente opção de negócio para cidades pequenas.
• Vestuário: serviço básico para a população. Se você pretende investir nesse negócio, considere o perfil do seu público para oferecer peças mais adequadas aos seus gostos e necessidades.
• Franquia: existem diversos tipos e certamente um deles agradará a população de sua cidade. A vantagem desse modelo de negócio é que ele já vem pronto e, muitas vezes, possui marca reconhecida pelo público, o que atrai mais clientes.

Certamente, você já deve ter pensado em algo. Recomendo que invista no que tem afinidade e maior conhecimento de mercado possível.

Planeje!

Para qualquer negócio, é importante planejar. Crie um protótipo funcional e o apresente a uma amostra do seu público-alvo para verificar se efetivamente atende as suas necessidades e se estão dispostos a adquiri-lo. Algo muito importante a se considerar é que você raramente terá receita nos seis primeiros meses de funcionamento de seu negócio e será necessário reservar um valor para sobreviver durante esse período.

Espero que essas sacadas tenham o ajudado a abrir negócio em cidade pequena. Para fazer sua empresa prosperar, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber mais dicas de empreendedorismo.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *