Balanced Scorecard — O que é e Como Aplicar

Balanced Scorecard — O que é e Como Aplicar

O Balanced Scorecard é o termo em língua inglesa para indicadores Balanceados de Desempenho. Ele nada mais é do que uma metodologia de gestão de desempenho extremamente eficiente, desenvolvida em meados de 1992 por profissionais renomados, os professores da Harvard Business School.

O objetivo do desenvolvimento da metodologia de Balanced Scorecard era tornar as avaliações de desempenho ainda mais assertivas, além de trabalhar com tópicos que, de acordo com outros sistemas já existentes, eram limitações.

Os componentes do Balanced Scorecard

CLIQUE e baixe o ebook!

O Balanced Scorecard é composto por cinco elementos principais, que regem as decisões que serão tomadas:

  • mapa estratégico — descreve a estratégia geral da empresa que está usando o Balanced Scorecard para determinar o desempenho dos colaboradores, independente do nível;
  • objetivo estratégico — descreve o que a empresa em questão quer alcançar com a determinação dos indicadores de desempenho, além de apontar o que pode ser um empecilho para tal acontecimento;
  • indicador — o indicador define a maneira que será medido e como será alcançado o sucesso daquele colaborador. É preciso que ele seja claro, adequado, coerente,  possível de obter e tenha um responsável designado;
  • meta — as taxas ou níveis que devem ser alcançados para completar os objetivos;
  • plano de ação — descreve quais são as práticas necessárias para que tudo ocorra sem grandes problemas.

O que pode ser alcançado?

Quando falamos de Balanced Scorecard, e bastante comum pensarmos apenas em maneiras de fazer com que o colaborador seja promovido no momento certo. Porém, a metodologia pode fazer muito mais do que apenas isso. Ela é aplicável nas esferas financeira, de clientes, de processos internos e, é claro, de aprendizado e crescimento.

Confira alguns exemplos de todas as esferas:

  • alcançar um retorno para os negócios realizados;
  • manter os colaboradores motivados;
  • reduzir custos de processos;
  • gerenciar riscos de contratos;
  • aprimorar a produtividade dos colaboradores.

Implementar o sistema de Balanced Scorecard em sua empresa não é uma tarefa difícil. Apesar de existirem outros métodos de avaliação de desempenho, como a pirâmide de performance, o Tableau de Bord ou mesmo o gerenciamento pelas diretrizes, poucos são tão completos e assertivos quanto o  Balanced Scorecard. Vale a pena.

Para mais dicas de gestão para sua empresa continue acompanhando a Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *