Aprenda a Calcular a Taxa de Conversão de Leads

Aprenda a calcular a taxa de conversão de leads

Que planejar é essencial, você já sabe. Mas preciso deixar claro desde o início deste artigo que mensurar os resultados também é de extrema importância. É necessário saber como captar contatos interessados no seu produto ou serviço e como calcular a taxa de conversão de leads.

Não se preocupe caso esteja confuso, pois vou explicar tudo para você! Entenda o que é conversão, como definir seus indicadores e como calcular essa taxa que é indispensável para seus relatórios e próximas tomadas de decisões!

Defina seus indicadores

Todo projeto ou campanha precisa de indicadores de performance, ou seja, aqueles dados que vão sinalizar o sucesso do processo inteiro. Não é preciso definir vários, mas apenas os que se aplicam de fato à sua realidade.

Por exemplo: se você tem uma loja virtual, as vendas são o dado mais relevante, claro. Porém, outras informações podem ser consideradas. Que tal contar como outros bons indicadores as visualizações de página do carrinho? Ou até mesmo o cadastro da newsletter (que já contam como leads)? Além desses, os contatos que foram captados vias campanhas e por outras táticas.

Escolha bem seus KPIs (Key Performance Indicators) para saber como mensurá-los.

Saiba como calcular sua taxa de conversão de leads

A taxa de conversão de leads é a métrica — em porcentagem — da quantidade de leads em relação à audiência.

Ou seja, imagine a quantidade de 500 leads divididos por 1.000 visitantes do site, depois o resultado multiplicado por 100 (para gerar a porcentagem): o resultado é de 50%.

Fórmula da taxa de conversão de leads

Para facilitar, guarde a fórmula: leads / visitantes * 100 = taxa de conversão de leads.

Gerar contatos interessados no que você oferece como produto ou serviço para seu funil de conversão é uma das estratégias mais eficazes para garantir resultados satisfatórios. Isso porque sempre terá como trabalhar informações relevantes para torná-los mais próximos da sua marca. Dessa forma, os conduzirá facilmente pela jornada de compras. Não é incrível?

Agora que você já sabe como definir indicadores e até como calcular a taxa, não esqueça de acompanhar os resultados para garantir que sua performance cresça!

Gostou deste conteúdo? Comenta o que achou e compartilha comigo quais os seus KPIs e como você os mensura! Vamos trocar informações e crescer juntos!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *