Acabe Com Suas Dúvidas Sobre Antecipação de Recebíveis

saiba mais sobre antecipação de recebíveis

A manutenção e desenvolvimento de uma empresa depende da forma como as contas são geridas e também pelo fluxo de caixa. Ou seja, caso a empresa fique estagnada e com dívidas, é essencial buscar por soluções que auxiliem no momento de dificuldade financeira. Nesse sentido, optar pela antecipação de recebíveis é uma alternativa que pode salvar o negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira este artigo!

O que é antecipação de recebíveis?

Resumidamente, a antecipação de recebíveis ocorre quando futuros recebimentos previstos para uma empresa são antecipados.  Ou seja, por meio da prática não é possível esperar o pagamento dos clientes.

Diante do momento de necessidade de obter dinheiro em caixa, a solicitação de antecipação de recebíveis, sem dúvidas, é uma alternativa inteligente, principalmente quando comparamos com um empréstimo —principalmente devido aos juros e taxas —. Afinal, o recebimento dos valores à vista, é possível organizar melhor as finanças da empresa e conseguir criar estratégias mais sustentáveis, mantendo as contas em dia.

 

Saiba como funciona a antecipação de recebíveis

Para conseguir obter a antecipação de recebíveis, é necessário buscar por instituições financeiras especializadas e que disponibilizam o serviço.

O processo ocorre por meio da compra dos títulos das vendas realizadas a prazo pela sua empresa. Por exemplo, caso esteja previsto o recebimento futuro de 20 mil reais, a instituição financeira poderá antecipar o valor, porém deverão descontados do montante uma taxa de juros e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

CLIQUE e baixe o ebook!

O dinheiro restante é automaticamente repassado para a empresa solicitante do serviço de antecipação. A partir de então, assim que a quantia a receber foi paga, o valor será transferido em sua totalidade para a instituição financeira que realizou o serviço.

Parece ser uma alternativa interessantes, não? De fato, dependendo das necessidades e objetivos de um negócio, a antecipação pode ser uma ótima solução para equilibrar o fluxo de caixa. Porém, é interessante destacar que para o serviço ser realizado, é necessário que a empresa solicitante passe por uma análise de crédito.

Outro fato importante de ser cidade é que, se caso o cliente não realizar o pagamento previsto, a divida com a financeira que prestou a antecipação passa a ser diretamente da sua empresa.

Como e quando solicitar o processo de antecipação?

Antes de fechar a negociação, o primeiro passo é pesquisar e entender como é o procedimento em diferentes instituições. Pesquise as taxas de juros e as condições oferecidas em cada caso e analise o que mais vale a pena para sua empresa.  Ter essa primeira atitude previne que imprevistos desagradáveis acabem acontecendo.

Após definir qual é a instituição financeira que mais atende às necessidades do seu negócio, é necessário realizar o cadastro da empresa, assim será realizada uma pré-aprovação da realização da operação.

Como foi dito, a solicitação de recebíveis é uma forma de impulsionar as operações financeiras de uma empresa, por isso, pode ser uma ótima maneira de manter contas em dia, realizar pagamento emergências e realizar investimentos estratégicos.

Porém, é importante saber, que a prática de adiantar futuros pagamentos não deve ser feita apenas para manter dinheiro em caixa, ou seja, sem uma objetivo específico de utilização do recurso que será disponibilizado.

Agora que você já sabe mais sobre o procedimento de antecipação de recebíveis, aproveite para saber mais sobre gestão empresarial e continuar conferindo os conteúdos disponíveis no Ignição Digital!

 

 

 

 

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

 

 

 

 

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *