A História do Dono da Tramontina

empreendedor sucesso começar negócio zero

Presente em mais de 120 países, a origem da empresa bilionária sempre foi envolta em boatos. Seu fundador, Valentin Tramontina, já foi mencionado como tendo sido expulso por não saber ler e escrever, quando, segundo lenda, foi porteiro de um prostíbulo na cidade em que vivia na época.

O Império de Valentin Tramontina

Filho de imigrantes italianos, Valentin Tramontina iniciou o império que viria a se tornar o maior no segmento de ferramentas e utensílios no Brasil, no ano de 1911, na cidade de Carlos Barbosa/RS.

Não existe nenhum registro que comprove a atividade de Valentin como porteiro, ou mesmo seu analfabetismo citado anteriormente.

A história conta que o rapaz começou suas atividades ao investir suas economias em uma pequena oficina, uma cutelaria especializada em canivetes. Até 1930, a produção do negócio era modesta, contava apenas com consertos e fabricação de facas e canivetes.

No ano de 1932, a Tramontina conta com seus primeiros colaboradores, residentes da vila que atuavam na agricultura e passaram a confeccionar facas e canivetes em seus porões. Valentin Tramontina falece aos 46 anos de idade, em 1939, e quem assume seus negócios é sua mulher, Elisa De Cecco.

Já em 1949, a família Tramontina passa a dividir o poder na empresa com Ruy Scomazzon, dando início a produção manufatureira.

Faz-se o Império

Nos anos 50 o grupo já contava com cerca de 30 empregados, além de representantes por todo o Estado. A fabricação de canivetes conferia à empresa grande parte do faturamento, mas com o passar do tempo, o investimento em inovações tecnológicas deu lugar a produção de laminadores, marteletes e diversas máquinas que facilitavam a produção em série.

O grupo cresce ainda mais nas décadas de 60 e 70, aumentando o quadro de funcionários, e inaugurando sedes da empresa nas cidades de  Garibaldi, Farroupilha, e ainda, na Bahia. No final dos anos 60, a organização já contava com 557 colaboradores, hoje esse número chega a 7.000 pessoas.

Com mais de cem anos de história, a Tramontina, hoje presidida pelo empresário Clovis Tramontina, se consolidou com uma marca conhecida no mundo inteiro. Suas 10 fábricas no país e 11 unidades internacionais produzem mais de 18 mil itens para diferentes segmentos, mantendo vivo o legado de seu fundador.

Quer se tornar mais um case de sucesso? Acompanhe nossos conteúdos de negócios e fique sempre atento às novidades com a Ignição Digital.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

2 thoughts on “A História do Dono da Tramontina”

  1. Parabéns ao nosso fundador da Tramontina, uma pena q nos deixou muito cedo, aos 46 anos tinha muito tempo pela frente para inventar e inovar seus negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *