A História do Dono da Tramontina

empreendedor sucesso começar negócio zero

Presente em mais de 120 países, a origem da empresa bilionária sempre foi envolta em boatos. Seu fundador, Valentin Tramontina, já foi mencionado como tendo sido expulso por não saber ler e escrever, quando, segundo lenda, foi porteiro de um prostíbulo na cidade em que vivia na época.

O Império de Valentin Tramontina

Filho de imigrantes italianos, Valentin Tramontina iniciou o império que viria a se tornar o maior no segmento de ferramentas e utensílios no Brasil, no ano de 1911, na cidade de Carlos Barbosa/RS.

Não existe nenhum registro que comprove a atividade de Valentin como porteiro, ou mesmo seu analfabetismo citado anteriormente.

A história conta que o rapaz começou suas atividades ao investir suas economias em uma pequena oficina, uma cutelaria especializada em canivetes. Até 1930, a produção do negócio era modesta, contava apenas com consertos e fabricação de facas e canivetes.

No ano de 1932, a Tramontina conta com seus primeiros colaboradores, residentes da vila que atuavam na agricultura e passaram a confeccionar facas e canivetes em seus porões. Valentin Tramontina falece aos 46 anos de idade, em 1939, e quem assume seus negócios é sua mulher, Elisa De Cecco.

Já em 1949, a família Tramontina passa a dividir o poder na empresa com Ruy Scomazzon, dando início a produção manufatureira.

Faz-se o Império

Nos anos 50 o grupo já contava com cerca de 30 empregados, além de representantes por todo o Estado. A fabricação de canivetes conferia à empresa grande parte do faturamento, mas com o passar do tempo, o investimento em inovações tecnológicas deu lugar a produção de laminadores, marteletes e diversas máquinas que facilitavam a produção em série.

O grupo cresce ainda mais nas décadas de 60 e 70, aumentando o quadro de funcionários, e inaugurando sedes da empresa nas cidades de  Garibaldi, Farroupilha, e ainda, na Bahia. No final dos anos 60, a organização já contava com 557 colaboradores, hoje esse número chega a 7.000 pessoas.

Com mais de cem anos de história, a Tramontina, hoje presidida pelo empresário Clovis Tramontina, se consolidou com uma marca conhecida no mundo inteiro. Suas 10 fábricas no país e 11 unidades internacionais produzem mais de 18 mil itens para diferentes segmentos, mantendo vivo o legado de seu fundador.

Quer se tornar mais um case de sucesso? Acompanhe nossos conteúdos de negócios e fique sempre atento às novidades com a Ignição Digital.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero

DOWNLOAD GRATUITO DO EBOOK

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

15 thoughts on “A História do Dono da Tramontina”

  1. Valentim Tramontina foi um excelente profissional, e é a partir dele que começou a história da família Tramontina que é simplesmente expetacular.
    Com muito sabedoria, selo e esforço ele iniciou com dedicação o seu trabalho e valeu o seu esforço.
    Ele foi o responsável por existir produtos de altíssima qualidade.
    Ele deixou um legado a sua esposa e ela conseguiu melhorar não só o ambiente de trabalho como também os resultados da empresa.
    Ela tem sua participação primordial nos resultados.
    Família se mantém no mercado atual não somente pelo esforço mas também pelo bom trabalho de altíssima qualidade.
    Parabéns aos familiares Tramontina.

  2. Naquela época era possível iniciar um pequeno negócio e, com o tempo agigantar-se e atingir a nível de grande empreendimento. Hoje, isso é impossível, mormente, considerando-se a globalização da economia e do domínio dos Estados Unidos, Alemanha, Japão, e, atualmente do “monstro” denominado “CHINA” que importa matérias-primas e tecnologia (sem pagar royalties), e devolve produtos acabados a preço de banana aos demais, roubando empregos, tributos e causando outras desgraças. Sorria, que você está sendo escravizado pela CHINA.

  3. Parabéns ao nosso fundador da Tramontina, uma pena q nos deixou muito cedo, aos 46 anos tinha muito tempo pela frente para inventar e inovar seus negócios.

    1. Está na primeira frase: Valentin Tramontina iniciou o império que viria a se tornar o maior no segmento de ferramentas e utensílios no Brasil, no ano de 1911 (1911 – 2019 = 108 anos)

  4. Boa Tarde !

    Recebi no meu Whatsapp um vídeo contando uma parabola linda e encantadora , no fim do vídeo dizia o nome do moço , Valentin Tramontina.
    Quando falou Valentin Tramontina entrei no Google pra ver se aquele vídeo era verdadeiro e pra minha surpresa é verdade. Ouvi uma historia de um homem que teve iniciativa , coragem , sabedoria e inteligência. Parabéns, a partir de agora terei mais admiração pela marca Tramontina .

  5. Só fico triste por certos produtos não terem mais peças para reposição quando apresentam algum problema…. quando saem de linha e não há reparo…. pela qualidade do produto, o nome tradicional Tramontina, deveriam manter o conserto destes produtos……😨

  6. Pelo visto o pai mesmo não fez nada !!! A esposa que tocou a Empresa depois de sua morte por 10 anos até arranjar um sócio que pelo visto alavancou a Empresa.

  7. Boa Tarde me chamo Rosimar Jacque Garcia venho por meio desde dizer que desde muito tempo conheço os produtos da tramontina e sei da sua qualidade, gostaria muito de ter todas peças porem não tenho condições pra isso. Mas essa semana ganhei um jogo de formas da tramontina que ate chorei são lindas. A unica coisa que me deixou triste foi o wap da tramontina que meu marido comprou. Sou dona de casa e uso muito porem acho que posso dar algumas dicas para melhorar o sistema de uso como : os encaixes das mangueiras que é muito ruim de encaixar e tirar, a mangueira do revolver poderia ser mais flexivel, ela nao estica direito é muito ruim. Eu como consumidora estou fazendo esta observações nao para reclamar do produto mesmo porque amo tudo da tramontina, mas para vocês melhorar ok . Espero que vocês leiam com atenção e carinho. obrigada e FELIZ NATAL OTIMO ANO NOVO E BOAS VENDAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *