7 segredos sobre como vender um produto para o cliente que não está no momento ideal da compra

como vender um produto para o cliente que não está no momento de compra

Não é raro que você navegue por sites de compra na internet mesmo sem a intenção de adquirir nenhum produto, não é mesmo? E mesmo assim, muitas vezes, você acaba sendo convencido e compra algo fora do seu planejamento inicial, certo?

Pois saiba que o seu cliente se comporta exatamente da mesma maneira.

Você sabe por que isso acaba acontecendo? Eu listo abaixo os 7 segredos sobre como vender um produto para o cliente que inicialmente não tem intenção de comprar nada. Confira!

Defina personas para o seu negócio

A persona nada mais é do que um detalhamento do seu público-alvo. Você deve incluir informações importantes sobre o seu cliente ideal, tais como: quais são os seus sonhos? E os seus medos? Do que ele gosta? Quais lugares frequenta? Com quem ele faz amizade mais facilmente? E o que não suporta? Você deve ter o máximo de detalhamento possível das suas personas, pois assim conseguirá atraí-las de maneira mais efetiva para a compra.

Crie anúncios segmentados

Você não conseguirá fechar vendas para usuários aleatórios. A melhor maneira de atrair um cliente que inicialmente não tinha intenção de comprar nada é falar diretamente com ele. Por isso é tão importante ter as informações da sua persona. A partir delas você poderá criar anúncios atrativos e eficazes para que ele compre os seus produtos.

Trabalhe as dores e medos do cliente

Saber quais são os principais medos do seu potencial cliente permite que você explore estas características para atraí-lo. Como? Mostrando a eficácia do seu produto no combate a essas dores. Você deve, primeiro, apresentar o maior problema que a sua persona enfrenta, acionando o gatilho do medo, e logo em seguida apresentar a solução, através do seu produto.

Vamos supor que a sua empresa é uma corretora de seguros automotivos. Você sabe que o maior medo do seu cliente é ter ficar impossibilitado de usar o carro por causa de acidentes ou roubo. Sendo assim você pode convencê-lo com frases deste tipo:

  1. Seu carro quebrou? Você não precisa ficar a pé! Seguro automotivo com carro reserva grátis.
  2. O seu carro vai ficar na oficina a semana toda para conserto e o seu seguro não dá direito a um veículo reserva? Conheça os nossos planos.

Crie um sentido de urgência

Uma boa forma de antecipar as compras de um cliente que ‘está só dando uma olhada’ é criar um sentido de urgência  para aquela compra. Você pode fazer isso oferecendo alguma vantagem por tempo limitado. Pode ser um desconto especial, a flexibilização de prazos de pagamento ou até mesmo alguma promoção do tipo ‘compre e ganhe’. O importante é que o prazo seja curto e mostre um benefício maior para a compra imediata.

Gere curiosidade e desejo

Transformar um visitante casual em cliente é inevitável se você conseguir despertar a curiosidade e o interesse dele  para o seu produto. Você consegue gerar essa curiosidade fazendo perguntas abertas, apresentando somente o que é mais atrativo sobre o produto e deixando claro que há mais para se descobrir, fazendo com que ele abra o seu link, seja um e-mail marketing ou um anúncio nas mídias sociais.

Seja acessível

Ter um canal de comunicação aberto e direto é um fator essencial para quem deseja fazer com que o cliente antecipe uma compra. Muitas vezes eles podem entrar em contato somente para tirar uma dúvida, sem ter a intenção imediata da compra. Você terá mais chances de converter este contato em venda se for muito solícito e aberto com o cliente.

Invista no remarketing

O cliente visitou o seu site, clicou no produto e não comprou? Nada melhor para convencê-lo a voltar do que lembrá-lo daquele produto que o interessou em um primeiro momento. Você pode fazer isso investindo no remarketing, seja através de um e-mail ou de um anúncio que vai seguindo o cliente e exibindo os produtos que ele pensou em adquirir antes.

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