4 Dicas Para Aumentar a Qualidade de Vida no Trabalho

Conheça 4 dicas eficientes para aumentar a sua qualidade de vida no trabalho.

A QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) é uma das reivindicações mais requisitadas pelos colaboradores aos administradores e profissionais de recursos humanos dentro das corporações. Um ambiente corporativo saudável possui pessoas felizes, produtividade elevada e pouca rotatividade de profissionais.

Atingir altos de qualidade de vida no trabalho é de suma importância para todos, pois a empresa ganha com qualidade e excelente rendimento, o cliente ganha com bons produtos e serviços e os colaboradores trabalham muito mais felizes. Portanto aprenda 4 dicas para aumentar a qualidade de vida no trabalho.

1- Fique atento aos horários

Água de menos seca, água demais afoga, não é? Assim também funciona com a carga horária dos colaboradores. Respeite ao máximo os horários de entrada e saída e não exponha de forma extrema a sua equipe com sobrecargas de trabalho.

Promova dentro da empresa o respeito com consigo mesmo, fazendo todos cumprir regularmente os horários de almoço, café e descanso. Além disso promova momentos de escape, para que os colaboradores relaxem e voltem produzindo muito mais.

Sacada matadora: cuide do seu sono. Uma noite mal dormida pode refletir negativamente no seu trabalho, portanto durma de 7 a 9 horas e garanta energia para o próximo dia.

2- Seja um líder e não chefe

Em outro artigo do Ignição eu elenquei as principais diferenças entre os dois perfis. O chefe tem o poder de desestimular e deteriorar a qualidade de vida no trabalho.

Já o líder proporciona estímulos pontuais, feedbacks construtivos, escuta e soluciona as demandas do time, promove o trabalho em equipe e colabora para a evolução de todos.

3- Qualidade de vida no trabalho = conforto e segurança

Colaboradores expostos a desconfortos prolongados e falta de segurança podem sofrer graves consequências ao longo do tempo. Não é à toa que policiais e professores estão entre os profissionais que mais apresentam a Síndrome de Burnout.

Portanto cuide para que os seus colaboradores tenham todo o conforto necessário para produzir bem. Evite exposição elevada a ruídos, altas temperaturas, além de cuidar do conforto com móveis e equipamentos adequados.

Parece simples, mas um ambiente desorganizado e sujo pode ser muito significativo para a queda na qualidade de vida no trabalho.

E a segurança não é apenas física, cuide do emocional de cada colaborador para que eles se sintam seguros e motivados dentro do ambiente de trabalho.

4- Dinâmicas

A dinâmica é uma ferramenta que pode auxiliar de diversas maneiras o clima organizacional do seu negócio. Promova momentos de lazer, alongamentos, integração do time, dinâmicas divertidas, desafios, enfim, atividades que estimulem a qualidade de vida no trabalho e na vida de todos.

Gostou dessas 4 dicas? Elas são os primeiros passos para você aumentar a qualidade de vida no trabalho. Receba feedbacks dos colaboradores e sinta deles o que você pode melhorar para agregar no bem-estar de todos dentro da empresa.

Receba mais sacadas como essa por meio de nossa newsletter. Cadastre-se gratuitamente no campo destacado da página.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

3 thoughts on “4 Dicas Para Aumentar a Qualidade de Vida no Trabalho”

Deixe uma resposta para agenciamestre Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *