Aprenda Como Vender Um Produto Sem Vender!

Já pensou em vender um produto sem vender? Você pode achar que estou ficando maluco, mas isso não somente é possível como traz bem mais resultados do que as vendas tradicionais.

Permita-me fazer uma analogia para explicar melhor. Você prefere plantar e colher um pouco imediatamente ou plantar e colher muito em longo prazo? Eu escolho a segunda opção, que oferece uma colheita maior e mais lucrativa, mesmo se tiver que esperar mais por isso.

A ideia é plantar uma semente boa (conteúdo de qualidade), cultivar e cuidar deles para que agreguem valor ao seu público e esperar para colher bons frutos (vendas com ticket médio alto e em maior quantidade). Isso aprendi com o Mairo Vergara e realmente é uma estratégia poderosa.

A não ser que seu negócio realmente demande esse tipo de abordagem, a dica aqui é evitar vender um produto ao seu cliente de imediato. Sem nem ao menos saber em que estágio de compra ele está, você pode até espantá-lo! Para garantir que ele compre e entre para sua lista de fidelidade, a ideia é surpreendê-lo positivamente e fazer com que ele vire seu fã.

Vender um produto com marketing de relacionamento

O que estou propondo se chama marketing de relacionamento. Você se aproxima do seu cliente, agrega valor à vida dele, oferece soluções às necessidades que ele não sabia ter. Essas atitudes tornam o seu negócio memorável e certamente as pessoas o procurarão assim (e sempre) que precisarem.

Em meio a tanta concorrência, destacam-se as empresas que são mais marcantes e não se limitam ao convencional. Oferecer conteúdos ricos e gratuitos, informações de qualidade que realmente farão a diferença aos seus clientes, é um passo importante atualmente para garantir colheitas maiores, mesmo que em longo prazo.

Trata-se de uma apresentação diferente da empresa, uma forma de ser lembrado por muito tempo, até mesmo depois da compra. Atualmente, negócios rentáveis despertam interesse ao invés de ficar forçando uma venda. Ficar preocupado mais com os seus lucros do que em solucionar o problema do seu cliente dificilmente cola hoje em dia!

Não pense em vender, pense em ajudar

Utilizar gatilhos mentais sem saber do que realmente o seu cliente precisa é, portanto, desperdiçar uma ótima oportunidade de alavancar seu negócio. Empreendedores de sucesso não estão focados em fechar uma venda, mas sim em gerar valor. Isso faz com que as pessoas tenham confiança neles e enxerguem em sua empresa o lugar que realmente oferecem podem encontrar a solução que precisam.

Nesse sentido, o conteúdo é uma ferramenta eficaz de vendas. Quando você oferece informação relevante para seu cliente, ele acaba virando seu freguês e até pode recomendá-lo a outras pessoas. As chances dele adquirir seus produtos e serviços são bem mais maiores e dessa forma, você vende, sem vender!

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