Veja Aqui os Números Do Empreendedorismo no Brasil e No Mundo

Saber como está o empreendedorismo no Brasil e no mundo é fundamental para garantir lugar de destaque ao seu negócio, obter insighs positivos e identificar tendências. Afinal, o empreendedor precisa estar bem informado sobre o que acontece ao seu redor, especialmente em um contexto de tanta transformação e complexidade com o de hoje. Por isso, separei alguns dados mais interessantes para você conhecer melhor sobre essa atividade que ocupa tanta importância na atualidade. Vamos lá?

Quantas pessoas estão envolvidas com empreendedorismo no Brasil e no mundo?

Segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aplicada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), 34,5% dos adultos entre 18 e 64 anos estão envolvidos com a criação do seu próprio negócio ou já tocam a sua empresa. Em 2004, eram 23%. Metade desses empreendimentos são relativamente recentes no mercado, com menos de três anos e meio de atividade.

CLIQUE e baixe o ebook!

Comparando empreendedorismo no Brasil e no mundo, o levantamento nos colocou em primeiro lugar na lista de países com empreendedores. Estamos na frente inclusive de grandes potências econômicas, como China, segunda colocada no ranking com taxa de 26,7%, e Estados Unidos (20%). Em relação aos países em desenvolvimento, o Brasil supera as taxas da Índia (10,2%), África do Sul (9,6%) e Rússia (8,6%).

Empreendedorismo: sonho do brasileiro

A pesquisa ainda revelou que ter seu negócio próprio é o terceiro maior sonho do brasileiro, atrás apenas de conquistar a casa própria e viajar. São 31% incluídas nesse grupo contra apenas 16% que desejam fazer carreira em uma organização.

Esses dados refletem outro número do levantamento: a cada 100 brasileiros que abrem sua empresa, 71 são motivados pela satisfação em ter um negócio próprio e não pela necessidade. Mas quem são esses novos empreendedores? Por incrível que parece, esse perfil está cada vez mais democrático por aqui, englobando principalmente jovens, mulheres, negros e pessoas da classe C.

Crise econômica tem impulsionado o empreendedorismo no Brasil

A crise econômica enfrentada pelo Brasil e o consequente aumento do desemprego podem ter incentivado brasileiros a investir em seu próprio negócio. Mas, como já disse, o sonho de se tornar seu próprio chefe não foi motivado por necessidade, condição diferente de dez anos atrás. Isso significa que estamos apostando cada vez mais em nossas ideias, conclusão à qual também chegou o Sebrae. A instituição apontou o reflexo do aumento de formalizações verificadas nos últimos anos e da melhoria do ambiente legal os principais responsáveis pelos resultados verificados.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Mesmo no cenário ainda instável, a tendência é que os números do empreendedorismo no Brasil e no mundo cresçam ainda mais. Como diversos especialistas já afirmaram (eu estou entre eles) essa atividade é o futuro global.

Fique por dentro das tendências do empreendedorismo no Brasil e no mundo por aqui! Assine a nossa newsletter para receber conteúdos quentes sobre o assunto.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *