URL Builder: 7 Passos Simples para Criar uma URL Rastreável

URL Builder 7 Passos Simples para Criar uma URL Rastreável

Se você, empresário, investe em Marketing Digital, você espera ver resultados, certo? Esse é o grande diferencial do Marketing Digital: a possibilidade de mensurar resultados. Uma forma de acompanhar como as campanhas estão performando e quais estão gerando mais tráfego no site é o URL Builder.

Essa ferramenta cria parâmetros de rastreamento, gerando URLs rastreáveis que apontam, entre outras coisas, a origem da visita (sites de busca, redes sociais, email, etc). Quando um usuário clica no link rastreável, os parâmetros são enviados para o Google Analytics, que coleta os dados, os processa e gera relatórios. Outros dados possíveis de serem rastreados são o nome da campanha e as palavras-chave usadas. Quer forma melhor de mensurar resultados e melhorar as iniciativas?

Como funciona o URL Builder

Vamos aprender como usar essa ferramenta maravilhosa que coleta dados tão importantes? Usando o Campaign URL Builder do Google Analytics é bem fácil criar uma URL rastreável, mas você também pode usar outro criador de URLs que permita inserir os valores dos parâmetros – existe um de Android, um de iOS, um do Facebook, entre outros – ou fazer manualmente.

E o que são parâmetros?

Os parâmetros são como “etiquetas” que você pode usar para marcar a URL, identificando dados que considera importantes. Existem cinco parâmetros que você pode adicionar aos seus URLs: origem (utm_source), mídia (utm_medium), campanha (utm_campaign), palavra-chave (utm_term) e conteúdo (utm_content).

CLIQUE e baixe o ebook!

Se você tiver interesse em aprender a codificar manualmente, acompanhe esses 7 passos simples para criar a sua URL rastreável:

1. Separe corretamente

Os parâmetros de um URL não são separados por espaços, mas por pontos de interrogação. Já o que separa um parâmetro de seu valor é o sinal de igual e cada par de parâmetro e valor deve ser separado por um “&”.

2. Cuidado com maiúsculas e minúsculas

O Google Analytics diferencia maiúsculas e minúsculas, portanto vai interpretar como duas fontes diferentes se você escrever “utm_source=facebook” e “utm_source=Facebook”. Muito cuidado!

3. Parâmetro Origem

Identificado como “utm_source”, esse parâmetro é o que indica a origem da visita, se foi de um site parceiro, uma rede social específica, um email. Para ter dados mais exatos, não use, por exemplo, “utm_source=redesocial”, especifique usando um parâmetro para cada rede social.

4. Parâmetro Mídia

Identificado como “utm_medium”, esse parâmetro indica a mídia onde a pessoa clicou para chegar até o seu site, como banner, newsletter, peça, etc.

5. Parâmetro Campanha

Identificado como “utm_campaign”, esse parâmetro indica o nome da campanha ou do produto.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

6. Parâmetro Palavra-Chave

Identificado como “utm_term”, esse parâmetro, ao contrário dos três primeiros, é opcional e indica a palavras-chave

7. Parâmetro Conteúdo

Identificado como “utm_content”, esse parâmetro também é opcional e é usado para diferenciar conteúdos semelhantes ou links dentro de um mesmo anúncio. Pode ser bastante útil quando um mesmo email tem mais de um call to action e em testes A/B.

Este artigo foi útil para você? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que é publicado aqui.

E-Book - 28 Técnicas de Persuasão que Podem Aumentar Significativamente As Chances de Você Receber um Sim

Baixe gratuitamente o livro com 28 técnicas de persuasão que podem aumentar significativamente as chances de você receber um Sim.

100% Gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *