Porque você deve fazer um bom planejamento estratégico para seus produtos digitais

planejamento estratégico para produtos digitais

Se há alguma coisa que sempre recomendo aos empreendedores que me procuram é: “Faça um bom planejamento estratégico para o seu negócio”.

Esta dica pode parecer óbvia, mas é exatamente neste ponto que muitos empreendedores erram. Na empolgação de criar seus produtos digitais, muitos se esquecem desta etapa importante e acabam perdendo oportunidade incríveis.

O planejamento estratégico de qualquer negócio ou produto é baseado em duas perguntas:

  • Para onde se quer ir?
  • Como você quer chegar até lá?

Com estas duas respostas em mãos você poderá elaborar estratégias coerentes para lançar qualquer produto, serviço ou novo negócio. É importante criar um plano detalhado, assim você poderá analisar aspectos como a missão e visão da empresa, a situação econômica, o comportamento do público e os seus objetivos. Deste modo o será muito mais fácil encontrar as estratégias e metas necessárias para ter sucesso.

Passo a passo para um bom planejamento estratégico

1 – Faça uma autoanálise

Inicie o seu planejamento estratégico analisando os aspectos internos do seu negócio. Quais problemas você quer solucionar com o seu novo produto? Ele é coerente com os propósitos da sua empresa digital? Quem serão as pessoas envolvidas neste projeto? A sua estrutura é capaz de suportar as novas demandas que surgirão após o lançamento deste produto? As condições financeiras da empresa estão favoráveis para este lançamento?

Procure responder ao máximo de questões relacionadas à sua própria estrutura, assim você poderá fazer os ajustes necessários antes de colocar um produto novo no mercado.

2 –  Analise o cenário externo

Não adianta ter o produto perfeito para a estrutura e os objetivos da sua empresa e estar desconectado do ambiente externo que envolve o seu negócio. Você precisa investir em muita pesquisa e reflexão para descobrir se este é o momento certo para o lançamento do seu produto.

Você deve pensar em questões como: O seu público-alvo anseia pela sua nova solução? Existem produtos ou serviços similares aos seus? Em quais aspectos a sua concorrência é mais forte do que você? Em que ela é mais fraca? Quais são as oportunidades disponíveis neste momento? O cenário econômico é favorável? Quais são os riscos e obstáculos?

3 – Trace os objetivos

Onde você quer chegar? O que você deseja conquistar através deste novo produto? Você deve pensar nestas questões de maneira detalhada. O ideal é que você estabeleça objetivos mensuráveis, tais como: Conquistar 20% do mercado relacionado ao seu negócio; aumentar o faturamento da minha empresa em 40% em até dois anos. Com isso você pode criar um plano de ações que faça sentido.

4 – Defina os indicadores de performance

Estabeleça quais serão as formas de mensurar a performance do seu novo produto. É importante que você escolha métricas que mostrem resultados coerentes com os seus objetivos. Por exemplo, quem tem como objetivo conquistar mais clientes deve optar por um indicador de desempenho que analise a porcentagem de novos clientes vindos de cada vendedor. Já se o objetivo é aumentar a satisfação de clientes já conquistados, a métrica escolhida deve medir a qualidade do serviço, e assim por diante.

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