Planilha de Fluxo de Caixa: Como ela Pode Ajudar o Seu Negócio

Veja a importância da planilha de fluxo de caixa

Ter um bom controle financeiro é essencial para a saúde de qualquer negócio. Por isso, independentemente se a empresa é digital ou não, sempre defendo o uso de uma planilha de fluxo de caixa, que proporciona diversas vantagens. Veja só:

Entenda como funciona a planilha de fluxo de caixa

Se você já sabe como funciona o fluxo de caixa, é fácil entender essa planilha. Ela nada mais é do que um controle, diário, semanal ou mensal, de tudo que é gasto e de tudo que entra no caixa da empresa. Uma boa planilha costuma ter:

  • previsão de vendas;
  • vendas efetuadas;
  • gastos fixos (como aluguel, energia elétrica, conta de telefone e salários);
  • impostos (pagamento de INSS e FGTS);
  • empréstimos;
  • custos com manutenções;
  • todas as outras saídas e entradas.

Com essas informações, que geralmente são inseridas em um documento do Excel ou em sistemas próprios para isso, é possível ver se a empresa está com um saldo positivo ou negativo, algo valiosíssimo para quem deseja ter um negócio rentável e promissor.

Saiba quais as vantagens dessa planilha

CLIQUE e baixe o ebook!

Controle, organização e facilidade! Essas são as vantagens básicas de ter uma planilha de fluxo de caixa bem-feita e constantemente atualizada. Mas não é só isso. Resumi, em alguns tópicos, o que considero mais eficaz no uso desse tipo de planilha.

Panorama do cenário real

No setor financeiro de uma empresa, não devem haver dúvidas. Para pagar os funcionários, os impostos e ainda garantir o lucro, é crucial ter uma visão panorâmica da situação econômica, conseguindo enxergar quando o dinheiro entra e quando sai.

Isso mantém os pagamentos em dia, evita multas e juros, possibilita reparos e pode ser obtido com uma simples planilha de fluxo de caixa.

Estimativas financeiras

A simples atitude de organizar tudo o que entra e que sai do caixa pode ser benéfica também para fazer estimativas quanto aos futuros ganhos e gastos.

Com isso, há a possibilidade de ter uma previsão do saldo disponível ou indisponível, algo que permite uma programação de investimentos mais segura e até mesmo uma redução de custos mais intensa, quando necessário.

Tomada de decisões

A planilha de fluxo de caixa não é apenas um controle a mais, uma burocracia, ou um trabalho dobrado, ela é uma ferramenta que ajuda na análise da situação financeira da empresa e, consequentemente, contribui com a tomada de decisões.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Verificando as informações da planilha, se pode ver os gastos desnecessários, o valor pago para fornecedores, problemas relacionados à falta de dinheiro, a necessidade de aumentar as vendas e até a possibilidade de criar outras receitas financeiras, a partir de aplicações.

E aí? Vai fazer esse controle? Se sim, não perca mais tempo e saiba como montar uma planilha de gastos para a sua empresa!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *