O Que é Matriz de Eisenhower?

O Que é Matriz de Eisenhower

No comando de uma empresa é muito comum que as tarefas sejam, além de volumosas, variadas. Ligar para fornecedores, atender clientes, fazer cálculos, gerir os fluxos de trabalho… É difícil se organizar diante de tantas obrigações! Mas existem ferramentas que podem ajudar, como a Matriz de Eisenhower.

Você conhece essa forma de organização de tarefas? Não? Aproveite para descobrir como aplicá-la ao seu dia a dia neste artigo!

O que é a Matriz de Eisenhower?

Fique calmo, jovem empreendedor. Essa matriz não exigirá cálculos complicados ou nada do tipo! A Matriz de Eisenhower nada mais é do que uma maneira prática e eficiente de controlar e fazer a gestão de suas tarefas diárias, e pode até ajudar a melhorar a produtividade do trabalho em equipe.

Ela recebe esse nome devido ao seu criador: Dwight Eisenhower, o 34º Presidente dos Estados Unidos da América. Seu funcionamento é simples, e com certeza facilitará muito a sua vida cotidiana no comando de um negócio!

Como funciona?

Partiremos do princípio apontado pelo próprio criador: “O que é importante raramente é urgente, e o que é urgente raramente é importante.”

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Já parou para pensar nisso durante os momentos de ansiedade?

É desse conceito que sai o cerne da matriz. Para entender seu pleno funcionamento, seguiremos alguns passos:

1. A estrutura

Matriz de Eisenhower

Desenhe em uma folha de papel um quadrado grande. Divida-o em quatro partes com duas linhas (formando um + que se cruza no meio do quadrado), nesta ordem:

  • Fazer e decidir nos quadrantes de cima;
  • Delegar e Deletar nos de baixo.

Pense nas linhas que você desenhou como um gráfico (eixos X e Y, com o zero no centro). Os dois quadrados de cima devem abrigar tarefas importantes, e os de baixo, as que não são. Da mesma maneira, o lado esquerdo aponta o que é urgente, enquanto o direito mostra o que não é.

2. O preenchimento

No quadrante “fazer” da Matriz de Eisenhower, deverá colocar o que precisa ser feito de qualquer maneira. Se não puder ser adiado nem deixado de lado, deve estar ali!

Em “decidir”, coloque aquelas tarefas que podem ser programadas em sua agenda, como ligações, academia e outras da mesma espécie.

“Delegar” deve ser o espaço no qual estarão as ações que alguém poderá tomar por você, como agendar voos e hospedagens, aprovar artigos e entrar em contato com clientes.

O espaço reservado para o que se deve “deletar” se autoexplica, e refere-se às tarefas que não são necessárias para seu dia, como olhar as redes sociais ou assistir televisão.

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Como se organizar com a matriz

A organização, uma vez que as tarefas estiverem colocadas e certas, não é difícil. Por ser um gráfico, o ideal é que tudo se equilibre.

Se vir que existem tarefas demais em “fazer”, pense em como pode reavaliá-las para que sejam delegáveis, ou quais não são tão urgentes e podem passar para a área de “decisão”.

É necessário também trabalhar por algum tempo com essa forma de organização para ter certeza de que ela funcionará para você, afinal, como você faz a gestão de suas tarefas é muito particular, certo?

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