O Que é Lean Startup e Como essa Metodologia Pode Ajudar a sua Empresa?

ó que é lean startup

Em todos os anos em que eu venho ajudando empreendedores a lançar os seus produtos online, já me deparei inúmeras vezes com uma situação. O empreendedor tem uma boa ideia, faz o seu plano de negócios, encontra apoio técnico e investidores para viabilizar a sua empresa. Então, ele aluga um escritório, contrata funcionários e lança seus produtos. No entanto, eles não deslancham e trazem pouco ou nenhum retorno para os empreendedores. Isso faz com que eles acabem falindo antes mesmo de conquistar o número de clientes que esperavam no início do seu planejamento.

É nesta situação que muitos empresários procuram a Fórmula de Lançamento. Eles, muitas vezes, não sabem o que fazer para que seus negócios possam ao menos cobrir os gastos gerados.

Pensando em combater esta situação, o empreendedor americano Eric Ries criou o conceito de Lean Startup, ou, em tradução livre, “startup enxuta”. Esse método prevê a eliminação de qualquer desperdício no processo de lançamento de novos produtos.

A metodologia de Ries propõe a inversão dos processos tradicionais de abertura de uma empresa. Em vez do empreendedor criar toda a estrutura para o funcionamento da companhia e depois colocar o produto no mercado, Ries propõe que o lançamento seja uma das primeiras ações.

Como a metodologia Lean Startup funciona

CLIQUE e baixe o ebook!

Você deve estar perguntando: como isso pode funcionar? Como irei convencer meus clientes a adquirir produtos sem oferecer uma estrutura completa para eles?

Ries propõe que o empreendedor se preocupe primeiro em criar um modelo de negócios simplificado, usando o método Canvas, para identificar qual valor a sua empresa gera para os clientes e elencar algumas hipóteses para o funcionamento da empresa, sem pensar nos inúmeros detalhes que um plano de negócios tradicional exige.

A partir disso, o empreendedor deve criar um Produto Mínimo Viável ou Minimum Viable Product (MVP) para validar a sua ideia de negócios. O MVP nada mais é do que uma versão beta do seu produto. A ideia é que ele seja criado rapidamente, usando o mínimo de recursos possível. Então, ele é apresentado ao público, que poderá interagir com o produto e enviar seu feedback imediatamente.

Com o MVP no mercado, é hora de desenvolver a sua relação com os clientes. O empreendedor deve adotar uma série de indicadores de desempenho para avaliar a reação do mercado ao seu produto e fazer os ajustes necessários com agilidade e coerência. Dessa forma, o negócio vai crescer à medida que o produto alcançar cada vez mais pessoas.

Qual o impacto da Lean Startup nos negócios digitais

Existem muitas vantagens ao adotar a metodologia Lean Startup em sua empresa digital. A primeira é a possibilidade de “começar fazendo”. Isto é, deixando os gastos com a estrutura maior do negócio para um momento em que estiver obtendo retorno.

Outro benefício é o fortalecimento da relação com o cliente. Apresentar um produto rapidamente e interagir com o público-alvo de maneira mais próxima é essencial para quem precisa entender as necessidades do público tão profundamente quanto o empreendedor digital.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Quem é Eric Ries

Eric Ries é um empreendedor do Vale do Silício, conhecido como o guru das startups enxutas.  Ele iniciou a sua carreira empreendedora ao fundar a IMVU. Ela era uma rede social que permitia a interação entre usuários por meio de avatares 3D. A experiência, no entanto, foi um fracasso. Com ela, Ries conseguiu perceber que muitas vezes, mesmo com uma equipe bem preparada, os produtos não eram bem aceitos pelos clientes.

A estudar o método de produção otimizado da Toyota, conseguiu elaborar uma forma de trabalho universal, altamente eficaz para neutralizar as vulnerabilidades de pequenos negócios, que é a Lean Startup. Ries então aplicou os seus preceitos na IMVU e, em 2006, a empresa conquistou seu primeiro milhão em faturamento. Cinco anos depois, o faturamento anual da IMVU já era de US$ 40 milhões.

Neste meio tempo, Ries começou a oferecer consultoria independente para diversos empreendedores. Além disso, lançou um livro para difundir a ideia das Lean Startups e passou a trabalhar aconselhando pequenos negócios. Entre os cases de sucesso dele está o Dropbox.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

2 comentários sobre “O Que é Lean Startup e Como essa Metodologia Pode Ajudar a sua Empresa?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *