O que é ERP?

O que é ERP

Gerenciar uma empresa é uma tarefa que exige atenção, cuidado e muito conhecimento. Por isso, empreendedores e novos empresários buscam maneiras de melhorar o seu desempenho no mercado. As possibilidades são tantas para auxiliar, que é comum que se tenha uma dúvida: o que é ERP?

A sigla ERP (Enterprise Resource Planning) se refere a um Sistema de Gestão Empresarial, um software que consegue integrar todos os departamentos da corporação em um único lugar, criando, dessa maneira, um sistema unificado capaz de aumentar a eficiência da gestão empresarial.

Por exemplo, um software ERP engloba da administração de pessoal ao inventário, passando pelo controle de ponto, balanço contábil, entre outros. Basicamente ele se divide em três camadas: aplicação, banco de dados e framework.

Entenda melhor o que é ERP e como ele pode te ajudar

CLIQUE e baixe o ebook!

É preciso ter em mente que o ERP é uma ferramenta importante para quem quer se destacar no mercado e estar sempre um passo à frente da concorrência. Isso porque, ao controlar melhor os processos e informações que acontecem dentro da empresa, os empresários conseguem focar melhor sua estratégia. Além disso, o ERP ainda aumenta a rentabilidade e reduz os custos da corporação.

Por exemplo, quando os sistemas não estão integrados, a comunicação entre eles não é tão assertiva e desenvolver estratégias que possam ajudar no crescimento da empresa, ou até mesmo ajustar o comportamento organizacional, é mais difícil.

Não sabe como? Vamos imaginar que um colaborador peça um aumento, mas o responsável pelo RH não tem comunicação com o Departamento Financeiro: isso pode fazer com que a proposta realizada não seja atendida e impede que o profissional permaneça na empresa.

O ERP certo para o seu negócio

Tenha em mente que um sistema ERP não é como os outros softwares que compramos nas grandes lojas de departamento ou especializadas em tecnologia.

Na hora de adquirir o seu ERP, é preciso conhecer as necessidades de sua corporação, suas atividades e quais estratégias operacionais pretende realizar. Ao registrar todos os dados de uma empresa, é possível que você tenha informações mais refinadas e amplas sobre o seu negócio e consiga assim, aumentar sua competitividade.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

O sistema ERP é dividido por módulos, que refletem a visão departamental e a por segmento. Isso permite que todos os processos de um departamento sejam vistos na mesma tela, o que facilita seu controle, mas também que cada segmento tenha uma visão micro de suas atividades, possibilitando assim as especificações da área e a busca por soluções focadas nessa atividade.

Gostou do conteúdo sobre o que é ERP e quer saber mais sobre empreendedorismo e como melhorar seu negócio? Fique atento ao meu blog e descubra sacadas que podem te ajudar a alcançar o sucesso.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *