Descubra o Que É Aporte de Capital

Descubra o que é o aporte de capital

Aporte de capital diz respeito à contribuição financeira utilizada pelas empresas para determinado fim. Dada sua importância, esse termo é muito recorrente no empreendedorismo e aqueles que se aventuram nesse mundo devem compreender melhor sobre esse conceito.

Saber mais sobre aporte de capital será muito útil para você, que deseja impulsionar o crescimento do seu negócio, mesmo sem dinheiro em caixa para fazer investimentos. Veja:

Como funciona o aporte de capital?

O funcionamento do aporte de capital dependerá muito da fase do seu negócio. Basicamente, você pode recorrer a três tipos de investimento, que são os principais.

– Na fase inicial há o Investidor Anjo e o capital, relativamente difíceis de conseguir devido ao risco de incerteza do empreendimento.

– Na fase de maturação, a melhor alternativa é o Venture capital ou capital de risco, voltado para pequenas e médias empresas, com faturamento significativo.

CLIQUE e baixe o ebook!

– Na fase final, há a possibilidade do Private Equity, que é destinado para grandes empresas e oferece expectativas de retorno mais altos.

Como utilizar o aporte de capital?

Veja como usar o aporte de capital

O primeiro passo é encontrar um investidor que ofereça os recursos necessários de acordo com a fase do seu negócio. Sei que em um momento de necessidade, tendemos a abraçar a primeira oportunidade que aparece, mas é importante conhecer bem os interessados em investir em sua empresa.

Para isso, você deve identificar seus pontos fracos e fortes, bem como analisar como eles podem ajudar o seu empreendimento.

Em seguida, é importante elaborar um bom plano de negócios para destinar corretamente o dinheiro. Isso evitará utilizar a quantia em outros fins, fora do planejado, o que poderá gerar rombos nas finanças e causar descontentamento daqueles que apostaram na sua empresa.

Como lidar com o investidor?

Sei que você deve estar se questionando como fica o relacionamento com o investidor após o aporte de capital. Certo?

Enquanto alguns acreditam que devem manter uma certa distância para usufruir de mais autonomia no gerenciamento do negócio e compartilhar apenas a participação nos lucros, outros já apostam no estreitamento dos laços para um relacionamento mais longo e duradouro.

Particularmente, estou no segundo grupo. Se um investidor acreditou no meu negócio a ponto de oferecer recursos para alavancá-lo, isso significa que nós construímos uma parceria baseada na confiança. Nesse sentido, ambos os lados podem ganhar muito com a troca de experiências durante todo o processo.

Sustente a parceria

Os empreendedores não devem encarar o aporte de capital como um simples empréstimo. Considerá-lo como uma parceria é bem mais vantajoso e isso envolve bem mais do que somas de dinheiro. Aproveite o momento para obter conselhos, ouvir dicas e compartilhar problemas.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Dessa maneira as chances de seu negócio prosperar são maiores. De quebra, você ainda conquista a confiança do seu investidor e, quem sabe, pode estender ainda mais essa parceria ou conseguir indicações de outras.

Crie um Conselho

Para tornar a relação empreendedor-investidor mais participativa, você pode criar um pequeno Conselho, constituído por uma equipe com funções específicas. Depois, é só convidar o investidor para as reuniões, o que o ajudará a manter-se mais informado sobre o andamento do projeto.

Invista também em relatórios objetivos, com os dados detalhados e status do processo do investimento para apresentar nas reuniões do Conselho. Números sempre são importantes!

Espero que essa sacada tenha sido útil para você! Se quiser receber mais conteúdos assim, para estimular a sua empresa a crescer cada vez mais, assine agora mesmo a nossa newsletter, ao final desta página!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *