O modelo de plano de negócios ideal para tirar a sua empresa do papel em 9 passos

O modelo ideal de plano de negócios

De cada 10 consultores de empreendedorismo, 10 recomendam a produção de um modelo de plano de negócios antes de começar as atividades da sua empresa. Ele é um instrumento importante para que você possa ter uma ideia nítida dos recursos que serão necessários para a abrir sua empresa e também estruturar as principais ideias sobre o negócio.

Embora seja necessário criar um plano de negócio para a sua empresa, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como montar o documento.

Principais tópicos do modelo de plano de negócios

O que é o negócio

A primeira parte do seu modelo deve definir a sua ideia de negócio. Você deve dizer qual é a sua ideia de negócios e o propósito real da empresa. Tópicos como Missão, Visão e Valores devem ser descritos logo no início do plano de negócios.

Produtos e serviços

CLIQUE e baixe o ebook!

Siga elencando quais serão os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa e também quem é o seu público-alvo. Estas informações devem estar embasadas em pesquisas reais e dados coletados por você.

Pesquisa de mercado

Tendo os primeiros em mão, é hora de analisar o cenário externo. Você deve incluir nesta parte do documento quem são os seus principais concorrentes, qual é a atuação deles no mercado em que você quer participar e também quais serão os diferenciais da sua empresa em relação a eles.

Análise SWOT

Faça também a análise de forças e fraquezas do seu negócio e também das oportunidades e ameaças do ambiente externo que podem influenciar a empresa. Você pode colocar tudo em uma Matriz SWOT para visualizar de maneira mais fácil. É importante que você seja muito sincero e crítico enquanto fizer esta análise, só assim você terá uma noção real das possibilidades.

Estrutura necessária

Uma vez constatada a totalidade do ambiente do plano de negócio, chega o momento de projetar qual será a estrutura necessária para o funcionamento do negócio. Não se preocupe com os valores neste momento, mas sim com os recursos físicos (sede comercia, mobiliário e etc), materiais (matéria-prima para desenvolvimento de produtos, embalagens e etc), logísticos (formas de produção e entrega) e humanos (funcionários, fornecedores, etc) para a plena realização das suas ideias.

Custos

Desta vez você irá pensar nos custos operacionais. Quanto dinheiro será necessário para bancar a estrutura pensada no passo anterior? Contabilize também os gastos necessários com a comunicação, marketing e pró-labore dos sócios da empresa. Faça uma projeção mensal por um período de no mínimo um ano.

Projete ganhos

Nesta fase, você já sabe quais serão os custos mais urgentes, quais serão fixos e quais podem ser deixados para depois. É hora de simular o provável faturamento da empresa. É preciso extremo cuidado com as estimativas que irá colocar no seu plano. Seja realista ou um pouco pessimista na hora de pensar nos ganhos iniciais, assim você não é pego de surpresa por nenhum revés financeiro. A ideia aqui é calcular quando o faturamento da empresa poderá pagar os seus custos e começar a gerar lucro.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Investimentos necessários

Sabendo o quanto custa para manter o seu negócio funcionando e o tempo que levará até que a empresa comece a dar lucro, você consegue descobrir qual valor deverá ser investido por você no início do negócio. Tome muito cuidado, pois é justamente nesta etapa que você descobre se conseguirá bancar a ideia de negócios sozinho ou se precisará de outras fontes para o seu investimento.

Confira a viabilidade do seu modelo de plano de negócio

Com todos os dados em mãos, você poderá verificar se a sua ideia é um bom negócio ou não. Para isso você deve levar em conta o tempo que levará até que a empresa comece a devolver o dinheiro investido, as margens de lucro e as possibilidades de crescimento.

E-Book - 28 Técnicas de Persuasão que Podem Aumentar Significativamente As Chances de Você Receber um Sim

Baixe gratuitamente o livro com 28 técnicas de persuasão que podem aumentar significativamente as chances de você receber um Sim.

100% Gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *