Método Canvas — O que é e Como Estruturar para a Sua Empresa

método canvas

O Business Model Canvas, mais conhecido como método Canvas é uma proposta de Alexander Osterwalder pensado, principalmente, para planejar novos modelos de negócios. Por isso, é comumente utilizado em startups e empresas iniciantes. Mas pode, normalmente, ser usado para reestruturação ou inovação de organizações já existentes e consolidadas.

O termo diz respeito, basicamente, a uma ferramenta de planejamento bastante auxiliadora para quem quer lançar marcas ou produtos. Ela tem potencial de fazer o empreendedor enxergar possíveis armadilhas, ter mais atenção a pontos importantes antes do lançamento, como aprender a se destacar da concorrência.

Como estruturar a sua empresa com a ajuda do método Canvas?

CLIQUE e baixe o ebook!

Para estruturar a sua empresa e colher todos os benefícios dessa ferramenta, o método Canvas utiliza de um mapa visual composto por nove blocos. Essa organização é essencial para colocar o modelo em prática. Conheça:

1- proposta de valor;
2- segmento de clientes;
3- canais;
4- relacionamento com clientes;
5- atividade-chave;
6- recursos principais;
7- parcerias principais;
8- fontes de receita;
9- estrutura de custos.

A proposta de valor diz respeito ao que a sua empresa oferecerá de valor para os clientes. O foco de perfil que a seu negócio vai buscar é o segmento de clientes. O meio de compra e recebimento dos produtos são os canais. Já o relacionamento com clientes, como próprio nome diz, trata da forma como você se relacionará com cada um deles. As atividades indispensáveis para cumprir a proposta de valor são as atividades-chave.

Para realizar as atividades-chave, você precisa determinar os recursos principais. As atividades-chave realizadas de maneira terceirizada são chamadas de parcerias principais. Há também as formas de obter receita por meio de propostas de valor. Por último, a estrutura de custos diz respeito aos custos relevantes para que a estrutura proposta funcione.

Divida esses nove tópicos em uma mapa visual e detalhado, para que seja sempre fácil ler e entender as informações ali contidas. É com base nelas que vai ser possível criar um planejamento embasado em algo concreto.

Viu só? Agora que você já sabe o que é o método Canvas e como utilizar essa estrutura em sua empresa, está na hora de colocar em prática! Depois conte para a gente como foi essa experiência. E se você já utiliza esse modelo na sua empresa, conte nos comentários como foi implementá-lo!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *