Ivan Oliveira: Video Hero e o poder dos Vídeos

thumb17

Os vídeos são uma poderosa ferramenta de marketing. Seja no Youtube ou na televisão, um bom vídeo pode chamar a atenção de vários clientes. Você tem ideia de como produzir um vídeo? Sabe por onde começar? Veja a entrevista de Erico Rocha com Ivan Oliveira, profissional que já produziu mais de dois mil comerciais em seus quase doze anos de carreira. Também neste texto, você conhecerá o Vídeo Hero, um projeto especial de Ivan.

banner-ignicao-2-dicas7

Relação de longa data com os vídeos

Ainda quando criança, com apenas 9 anos de idade, Ivan teve o seu primeiro contato com as câmeras. Um de seus tios era diretor de televisão da emissora Bandeirantes, e Ivan costumava acompanhá-lo durante a cobertura de partidas de futebol, quando ficava dentro dos caminhões que controlavam a troca de câmeras para a transmissão.

Na adolescência, Ivan começou a fazer redublagens de filmes da Disney, antes mesmo desse tipo de atividade começar a ser feito na internet. Tudo isso era feito em uma época que os computadores caseiros não eram utilizados para edição de vídeo.

Começando a carreira

Após concluir o ensino superior com o curso de cinema e vídeo, Ivan começou a trabalhar profissionalmente com edição de vídeo, algo que ele já faz há mais de uma década. Ivan foi contratado por uma produtora que fazia comerciais, e acabou produzindo vídeos para empresas como Magazine Luiza, Carrefour, Citroen, entre muitas outras de grande porte. Os comerciais eram exibidos em TV aberta, em emissoras como Globo, Record e SBT.

Mudando de ramo

Há quatro anos, Ivan e sua esposa foram para a Holanda, onde ele continou a trabalhar com vídeos, mas  seu foco passou a ser a produção de vídeos para empreendedores e artistas, principalmente músicos, com a produção de clipes musicais. Foi depois disso que Ivan conheceu Erico Rocha, que na época estava interessado em produzir vídeos para sua primeira empresa.

Por que fazer um vídeo?

Se você vende produtos e serviços, ter vídeos em seu site é essencial. Segundo dados de sites como Web Video University e Global Speak, 60% dos usuários preferem conteúdo em vídeo.

Veja algumas vantagens dos vídeos:

– Muitas pessoas não gostam de ler grandes textos, mas gostam de acompanhar canais do Youtube ou assistir a vídeos que foram indicados.

– Por conta do motivo acima, vídeos são mais fáceis de compartilhar e de serem assistidos novamente.

– Vídeos geram confiança e relacionamento com o público. O canal deste site com os vídeos de Erico Rocha é um grande exemplo disso.

– Vídeos são ótimas ferramentas para educar o seu público.

Para conferir as vantagens dessa técnica, confira: Alavancar seu negócio com educação

Abaixo, confira outros números:

– Com a presença de vídeos os usuários passam mais tempo no seu site. A média é de 350 segundos para sites com vídeos e 42 segundos para sites sem vídeos.

– O conteúdo escrito é responsável apenas por 22% da retenção de memória do seu público, enquanto os vídeos alcançam uma taxa de 50%. Assim, é mais fácil lembrar-se das características de um produto ou de uma marca por meio de um vídeo.

64% das pessoas que assistem a vídeos de divulgação de produtos ou serviços ficam suscetíveis a adquirir o que foi divulgado.

– O Email Marketing que utiliza vídeos pode aumentar sua taxa de cliques em até 96%.

Dicas básicas para produção de vídeos

É possível que uma pessoa que nunca ligou uma câmera consiga fazer um vídeo de qualidade? Segundo Ivan, isso depende do contexto. Um filme de Hollywood, por exemplo, possui níveis altíssimos de qualidade, mas isso não significa que um vlog de um gigantesco canal de vídeos não seja algo bom. Por isso, é bom que a pessoa possua a câmera própria para cada tipo de filmagem. Veja a seguir as regras mais simples, porém eficazes, da filmagem.

Confira como Ivan Oliveira conseguiu aumentar bastante sua receita com a Fórmula de Lançamento

O áudio vale mais de 50% do seu vídeo

Segundo Ivan, mesmo que a pessoa não consiga lhe ver, ela precisa receber com clareza a sua mensagem. Um áudio ruim estraga completamente a experiência de quem está assistindo, podendo até mesmo causar uma rejeição. Abaixo, seguem alguns exemplos de o que seu áudio NÃO deve conter.

Cuidado com chiados nos seus vídeos

O chiado pode ser causado por mais de um fator. Dois bastante comuns são a exposição do microfone ao vento e o mau contato do cabo. Os profissionais utilizam protetores para microfones justamente para que o som do vento seja minimizado ou neutralizado.

Barulhos que desviam atenção do seu público

O ideal é que você grave em um local com bastante silêncio. Som de passarinhos, veículos ou de obras podem desviar a atenção de seus espectadores, e é assim que uma das suas mensagens pode não ser entregue. O mesmo problema pode acontecer se você estiver em um ambiente que produza eco.

Como evitar o eco nos vídeos

Há duas dicas simples para reduzir ou evitar completamente o eco. A primeira é para pessoas que gravam apenas o áudio.

Se você não vai aparecer no vídeo, coloque um edredom em cima de você e faça a gravação. O cobertor irá absorver as ondas sonoras, evitando que o eco estrague sua gravação.

A segunda dica é para quem grava áudio e vídeo em ambientes fechados. Como já foi dito, o ideal é que você procure um local sem ruídos. Feito isso, sua segunda preocupação será com a estrutura desse local. Ele possui muitos móveis? Cortinas? Procure gravar em cômodos bem preenchidos e com cortinas grossas, pois eles terão a mesma função que o edredom do exemplo acima.

Tem dúvidas sobre Google Adwords? Leia também: Vale a pena investir no Google Adwords?

 

Controle a iluminação e você terá o controle da câmera

Ao controlar a iluminação você estará controlando a câmera. Para isso, é necessário dominar três pontos: sensibilidade do sensor, abertura da íris/diafragma e tempo de exposição (obturador). Saber controlar esses três fatores será de grande ajuda para que você consiga utilizar todo o potencial de sua câmera em diferentes situações. Mas por que eu devo saber esses conceitos técnicos para produzir um vídeo?

Aumentando a qualidade de seus vídeos

Se você viu as dicas básicas e ficou com um gostinho de quero mais, o Video Hero é a solução que você estava buscando. O site é mais um projeto de Ivan Oliveira, e foca em sacadas sobre vídeos, chamadas de “turbinações”, além de notícias e curiosidades sobre marketing digital voltado para vídeos. Fique atento, pois em breve uma grande novidade será anunciada no Vídeo Hero.

Está esperando o quê? Confira as turbinações desse grande profissional da área e turbine também os seus vídeos!

banner-ignicao-2-dicas5

 

E-Book - 28 Técnicas de Persuasão que Podem Aumentar Significativamente As Chances de Você Receber um Sim

Baixe gratuitamente o livro com 28 técnicas de persuasão que podem aumentar significativamente as chances de você receber um Sim.

100% Gratuito!

53 comentários sobre “Ivan Oliveira: Video Hero e o poder dos Vídeos”

  1. Olha só Érico…. kkk vou te apresentar pro meu filho aqui na net! Ele precisa te conhecer ……..Com td isso Esses amigos fantásticos…. genial! Ele ama fazer sites…. tenho certeza q ele vai amar conhecer td isso….Ivan e todos os outros!

  2. Olá Érico,muito produtiva entrevista com Ivan Oliveira
    com certeza esse cara sabe tudo de vídeos…..
    Além disso ele dá muitas dicas importantes para serem
    aplicadas na ediçaõ dos vídeos…..

  3. Boa tarde Erico, todos os teus materias sao otimos. A unica falha no video é que se percebe que vc nao tem habito de pedalar, vc esta alfegante.

    Grande abraco Mosé

  4. Acabo de descobrir que parei de assistir TV por causa do Ivan Oliveira, responsável por aqueles “sonoros” comerciais tipo Magazine Luíza , Só amanhã Só amanhã mesmo, tta tta, tta tta..
    Insuportável ok !?
    Parabéns Érico e Ivan,
    Que bom que se encontraram!
    Belo formato, entrevista de bicicleta na Holanda, show!

  5. Excelente conteúdo Érico e Ivan!rnParabéns pelo ID, estarei por aqui sempre agora aprendendo com vc.rnLegal saber como vcs se conhceram e que vcs dois estudaram em São Carlos! Animal hahhaharnMas vcs só foram se conhecer em londres… quem diria.rnSucesso na parceria de vcs, com certeza vão ganhar muitos milhões juntos. Abraço.

  6. Olá, adorei o video.

    Sou um Sommelier bem conhecido e respeitado aqui na cidade de São Luís.
    Morei em Sp por 30 anos e nos últimos 12 anos tenho me dedicado completamente no mundo do vinho. Há 8 anos voltei para minha cidade e tenho feito um bom trabalho em relação a cultura do vinho.
    Quero dar agora um novo passo e acredito que suas dicas poderão me ajudar muito.

    Abs,

    Afrânio Freitas – Sommelier

  7. Parabéns a vocês, jovens dinâmicos que não medem esforços para divulgar o que sabem e não escondem “segredos” ou o que chamam “o pulo do gato”, pelo contrário, procuram esclarecer os pequenos pormenores que tanta diferença fazem no bom acabamento de um trabalho. Vocês estão dinamizando o recurso mais moderno de comunicação que é a internet para demonstrar generosidade, amor ao próximo, amor ao trabalho e, com isso, estão abrindo caminho para os que pretendem aprender e se desenvolver. Parabéns, mais uma vez, sou um admirador de vocês e farei o que puder para, não só aprender, mas divulgar o que vocês ensinam com tanto amor e carinho. Fraterno abraço, Aquiles

  8. Fantástico!!! Observando o jogo de camera numa simples gravação de rua, deu pra observar o suporte para camera usado nas bicicletas, a qualidade do audio, simplesmente fantástico.

  9. Muito bom o video e dicas.
    Érico quero muito falar contigo, tem como me passar um email teu para que eu entre em contato contigo.
    Abração e até mais.

  10. Bom demais, essas dicas,,,,cara vc é f#$%¨&*, fera,,kkkkkkk, logo, logo mando o meu….parabéns a todos e obrigado por tudo….

  11. Ivan,
    O passeio de bicicleta deixou o vídeo muito mais gostoso de assistir e as suas dicas foram muito úteis! Adorei a dica do cobertor, muito útil para quem vai gravar screencasts. Valeu! ;)

  12. ahahahah, essa foi boa, “para que facilitar se podemos complicar”, né? ;)
    Amei a dica do cobertor, agora sim vão pensar que eu enlouqueci de vez, falando sozinha embaixo de um cobertor… kkkkkk
    Já pensaram em transformar essas entrevistas em podcasts? Assim a gente poderia ouvir fora do computador. ;)

  13. Desde o início dos meus acessos a seus vídeos, que meu maior interesse era a feitura dos vídeos e imagens…Sou grata por conhecer a história desse seu editor e as dicas que ele deu.
    Parabéns pela iniciativa!
    Sucesso aos dois!
    Att,
    Siland Dib

  14. erico, vc é, na minha concepção, o paisão das dicas da internet. Teu senso é muito apurado para escolher assuntos que prendem o assistente em 100% dos filmes do começo ao fim e ainda deixa uma sensão de que podia ser maior que assistiriamos até o final. Tipo um longa eletrisante. Parabens e um grande abraço.
    att
    Ubiratan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *