Balanço Anual Da Empresa: Entenda Sua Importância

Entenda a importância do balanço anual da empresa

Quem empreende ou quer empreender sabe: o patrimônio de uma empresa muda muito durante o ano. Porém, também é importante saber tudo o que acontece na estrutura patrimonial do seu negócio. Para isso é feito o balanço anual da empresa.

O balanço anual (ou patrimonial) é uma das obrigações mais importantes de uma empresa ao final do ano de trabalho. É por meio dele que o dono da empresa saberá a respeito dos bens adquiridos e das possíveis dívidas, entre outras informações.

Como é feito o balanço anual de uma empresa?

Para fazer um balanço patrimonial, você deve separar alguns componentes de sua empresa: os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. São termos complicados, mas que na verdade representam fatores muito simples.

O balanço nada mais é do que uma lista de tudo o que sua empresa gastou com estoques, fornecedores, salários, bens e outros itens relacionados. Também são mencionadas as dívidas. A diferença entre eles gera o chamado patrimônio líquido.

CLIQUE e baixe o ebook!

Entendeu? Vamos continuar.

O documento é, normalmente, anual. Porém, imagine uma empresa grande como um supermercado separando todos esses valores em um mês!

Uma boa ideia é atualizar mensalmente os valores até o final do ano. É trabalhoso, mas vale a pena.

A importância do balanço anual da empresa para seu negócio

Junto da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), o balanço patrimonial é a demonstração financeira mais importante da empresa. Basta analisá-lo para entender toda a expressão patrimonial do negócio.

Por ser tão completo, o balanço permite um melhor estudo das finanças da empresa. Assim, ao analisar o mercado, você pode ter uma noção do lugar que sua empresa ocupa em relação às demais.

Você também pode utilizar o balanço anual da empresa para verificar os investimentos. Será que você gastou demais com equipamentos desnecessários? O preço dos fornecedores é compatível com o capital da empresa?

Perguntas como essas podem ser respondidas facilmente por meio das informações do balanço.

É difícil estabelecer, no entanto, uma proporção certa que indique se a sua empresa “tem dinheiro”. Isso deve ser analisado de acordo com o momento e com o fluxo de caixa da sua empresa, sempre de maneira específica e particular.

Conheça mais sobre seu negócio e aprenda como aumentar seu lucro e sua produtividade. Aproveite as dicas do Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *