Freelancer: Vantagens e Desvantagens de Contratar

freelancer

Com o avanço da tecnologia e a quebra de barreiras da internet, várias empresas não precisam de colaboradores fixos e alocados em suas sedes. Essa ação minimiza diversos gastos, melhorando a qualidade de vida de todos.

Por esse motivo, contratar um freelancer está na lista de quem deseja economizar e garantir um serviço de qualidade. Apesar de não ser algo novo, escolher contratar um freelancer ou não ainda gera dúvidas. Pensando nisso, reuni as principais vantagens e desvantagens que devem ser consideradas para te ajudar nessa decisão.

Entenda o que é um profissional freelancer

Freelancer, ou popularmente conhecido no Brasil como freela, nada mais é do que o tradicional profissional autônomo. Ele pode prestar serviço para uma ou diversas empresas ao mesmo tempo. Também pode estar alocado na sede ou em regime home office, temporariamente ou por tempo indeterminado, sem necessariamente ser vinculado à empresa.

É importante entender que cada freelancer tem o seu jeito de trabalhar. Por mais que ele se adapte às exigências e demandas da empresa, ele continua mantendo a sua autonomia de decisão na forma em que trabalha.

Grande parte dos freelas trabalha em casa e faze contato com a empresa por e-mail. Outros já preferem reuniões presenciais. O mais importante é ter em mente que o freelancer é um profissional que não é subordinado da empresa, ele apenas presta serviço para ela.

Vantagens de contratar um freelancer

CLIQUE e baixe o ebook!

Como eu disse acima, a contratação de freelas é cada vez mais presente na realidade de muitas empresas. A flexibilidade, para ambos os lados, é o que mais conta. Afinal, o profissional se preocupa apenas em cumprir com os prazos de entrega dos trabalhos, e a empresa é responsável apenas por pagá-lo. Veja outros pontos positivos para esse tipo de contratação.

Economia

Ao contratar um freelancer, você não gasta com encargos, como impostos, transporte, plano de saúde, entre outros benefícios. Você paga apenas a taxa cobrada pelo serviço, maximizando o custo e garantindo mais economia.

Flexibilidade de prazos e horários

Um colaborador fixo contratado para o seu negócio pode não conseguir entregar projetos por conta de reuniões, limite de horário contratado, entre outros fatores. Já um freelancer pode oferecer para você um prazo mais curto, pois ele pode trabalhar em horários alternativos, inclusive aos finais de semana.

Variedade de profissionais

Outra vantagem da contratação de freelances é que você tem à disposição diversos perfis de profissionais. Inclusive, com o avanço da internet, é cada vez mais fácil encontrar um profissional de qualidade e que atenda às suas especificidades por meio de plataformas virtuais que facilitam essa busca.

Desvantagens de contratar um freelancer

Existe também uma série de desvantagens e riscos nesse tipo de contratação. Podendo até ocasionar grandes problemas para a empresa.

Falta de integração

É certo que ao contratar um freelancer a empresa ficará de alguma forma em contato constante com ele. No entanto, uma das principais desvantagens é a falta de integração dele com a empresa e o time, já que o trabalho é elaborado sem que o profissional esteja realmente integrado ao espírito da empresa.

Impostos e tributos

Outra desvantagem diz respeito aos impostos e tributos. Isso porque o profissional PJ precisa emitir uma nota fiscal, pagando os impostos normalmente. Quando o contrato é firmado em Pessoa Jurídica, existe a incidência de Imposto Sobre Serviço (ISS), o que pode aumentar, mesmo que pouco, o custo da empresa.

Atenção às atividades envolvidas

Nossa legislação permite esse tipo de contratação para atividades e setores que não fazem parte do escopo principal do negócio. Ou seja, não previstas no seu quadro de funcionários.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Por exemplo, você é um empreendedor dono de uma lanchonete. Com o passar do tempo, será necessário contratar alguém para fazer um novo cardápio. Logo, um freelancer pode atender à sua necessidade. Agora, se você precisa de um garçom, o seu negócio poderia enfrentar problemas judiciais, caso você contratasse um freela para isso.

A contratação de um freelancer deve ser uma decisão tomada conscientemente pela empresa. Muitas vezes, ela é feita apenas quando o serviço é pontual. Assim, economiza em contratação CLT e ainda garante a entrega de um serviço de qualidade. Por isso, analisar bem a situação como um todo é primordial para que a decisão seja benéfica para o negócio.

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens em contratar um profissional freelancer, aprimore os seus conhecimentos e baixe o  e-book: 10 hábitos do empreendedor de sucesso.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Um comentário sobre “Freelancer: Vantagens e Desvantagens de Contratar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *