Entenda O Que É Inteligência De Mercado

Entenda O Que É Inteligência De Mercado

O mercado vive, hoje, uma situação de extrema competitividade em todos os segmentos. E é por isso que você, meu amigo empreendedor, precisa se destacar diante dos concorrentes! Para isso, hoje vou te ajudar e explicar um pouco sobre o que é inteligência de mercado.

Você já monitora seu mercado? Faz análises de concorrência e clientes? Não? Então o artigo abaixo é para você. Confira!

O que é inteligência de mercado?

O termo “inteligência de mercado” ou “business intelligence” existe há muitos anos. Ele foi utilizado pela primeira vez na década de 50 pelo pesquisador Hans Peter Luhn.

A inteligência de mercado se baseia, principalmente, na transformação de dados brutos em informações que podem ser utilizadas para melhorar seu negócio.

A ideia é buscar números e aspectos relevantes com base no mercado. Isso é feito por meio do estudo de concorrentes, comportamento, consumo, clientes, demanda e todos os outros fatores que envolvem a relação entre a sua empresa e o mercado.

Entender o que é inteligência de mercado e saber como trabalhar com ela é um passo a mais para a sua empresa ganhar um espaço maior.

Por que a inteligência de mercado é importante?

Imagine o seguinte cenário: você gerencia uma escola de idiomas que utiliza o método de ensino A. Recentemente, você notou que o número de matrículas diminuiu drasticamente, e você não entende a razão.

Utilizando a inteligência de mercado e suas ferramentas, você pode estudar os concorrentes e o que seus possíveis clientes esperam. Dessa maneira você poderia, por exemplo, descobrir que as outras escolas de idioma estão usando um método B, que agrada mais aos alunos.

Ao compreender isso, existe a chance de você procurar se realmente é isso que seus potenciais clientes acreditam que falta em sua escola. E você ainda consegue conhecer mais o método B, reunir informações dos concorrentes e implementar de maneira ainda mais satisfatória em seu negócio.

É importante saber que uma das maiores fontes de informação que um gestor tem sobre seu negócio, se não a maior, é o público que ele pretende atingir. Somente eles podem explicar o que se espera do seu negócio. Aplicar a inteligência de mercado permite a você trabalhar com isso, descobrir novas tendências e trazer insights preciosos para a sua empresa.

Agora que você sabe o que é inteligência de mercado, aproveite para conferir as outras matérias do Ignição Digital e amplie ainda mais o seu conhecimento a respeito de empreendedorismo!

 

Fórmula de Lançamento - Ebook

CURSO DE EMPREENDEDORISMO DIGITAL

Descubra como sair do absoluto zero e fazer 100 mil em 7 dias

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *