Entenda o Que É CMO

Entenda o Que É CMO

Termo inglês muito utilizado no universo organizacional, o CMO representa o Chief Marketing Officer. É a função do diretor de marketing que coordena todas as ações de marketing da companhia. Mas, para compreender o que é CMO, é necessário entender o conceito de marketing e como ele vem se atualizando com o tempo. Veja.

Definição do que é CMO

O CMO é um dos cargos mais estratégicos e importantes da organização, já que é o próprio departamento de marketing o responsável por planejar e aplicar todas as ações que visam atrair e reter os clientes, além de claro, aumentar a fatia de mercado das empresas. Sem esse processo, as empresas dificilmente conseguiriam se tornar conhecidas e não se destacariam das concorrentes.

Além de conhecer de forma profunda o universo do Marketing, o CMO também precisa ter visão sistêmica para entender todos os processos designados à gestão. Desse modo, as ações estarão sempre alinhadas aos objetivos de longo, médio e curso prazo.

Atividades desempenhadas por um CMO

CLIQUE e baixe o ebook!

Agora que você já sabe o que é CMO, vamos ver as principais atividades desempenhadas por esse profissional.

O CMO responde ao CEO da empresa e seu trabalho atua principalmente na escala executiva. Ou seja, no desenvolvimento de novos produtos, serviços e projetos que possam ajudar a empresa a crescer e se desenvolver cada vez mais. Além dessas ações, deve promover a boa imagem da organização em que trabalha para que ela tenha um destaque adequado no mercado em que atua.

No caso de empresas que fazem negócios on-line, o trabalho é um tanto mais intenso. Já que o profissional de CMO deve também alinhar a imagem que a empresa mostra no ambiente digital com a imagem que ela transmite fisicamente.

O CMO trabalha não somente pela perspectiva comercial, como também pela institucional, já que o principal intuito é unir todas as estratégias possíveis para que o negócio tenha sempre visibilidade e credibilidade. Fatores esses que refletem no sucesso dos negócios.

Habilidades desejadas em um profissional CMO

Algumas habilidades são essenciais para o que profissional CMO desempenhe sua função com cada vez mais excelência. São elas:

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!
  • Ótima comunicação verbal e escrita;
  • Possuir intuição criativa;
  • Habilidade em analisar dados, relatórios, resultados e fazer otimizações com base nos dados levantados;
  • Assumir postura de líder, além de inspirar equipes com diversos perfis;
  • Dominar ferramentas e cumprir prazos, etc.

Agora que você já sabe o que é CMO, sabe que ele tem papel importante na estratégia de qualquer empresa. Além de ser responsável pela imagem da organização, ele aumenta a competitividade do negócio e maximiza sua lucratividade.

Gostou do post? Então assine a newsletter para receber em primeira mão mais conteúdos com sacadas exclusivas!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Inscrições Encerradas!

QUERO ENTRAR PARA LISTA DE ESPERA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *