EBITDA: Saiba Mais Sobre Esse Indicador de Desempenho

EBITDA: Saiba mais sobre esse indicador de desempenho

Os indicadores de desempenho tem sido cada vez mais importantes na apresentação e análise dos resultados das empresas. Cada área de um negócio tem seus próprios KPIs, e para a área financeira das companhias de capital aberto, um dos mais utilizados nos últimos tempos é o EBITDA.

Você sabe para que serve, como calcular ou como aplicar esse indicador de desempenho? Eu te dou essas respostas agora.

O que é o EBITDA

CLIQUE e baixe o ebook!

EBITA é a sigla para Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization e em tradução livre significa Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Ou seja, é um indicador que apresenta a geração de caixa operacional da empresa, mostrando quanto recurso ela produziu com suas atividades operacionais, sem considerar efeitos financeiros como taxas, impostos e amortizações.

O EBITDA tem ganhado importância para a gestão das empresas porque a análise dos resultados finais do negócio, considerando-se apenas lucro e prejuízo, nem sempre tem sido o suficiente para avaliar o desempenho da companhia em dado período, já que esses números muitas vezes são influenciados por fatores de difícil mensuração.

Como calcular esse importante indicador de desempenho financeiro

Para calcular o EBITDA, primeiro é preciso fazer o cálculo do lucro operacional. No Brasil, esse valor é obtido pela subtração, a partir da receita líquida, das despesas operacionais, das despesas financeiras líquidas e dos custos dos produtos vendidos (CPV). Vale lembrar que em boa parte do resto do mundo, a definição de lucro operacional exclui o resultado financeiro.

Com o lucro operacional definido, pode-se calcular o EBITDA. Ao valor do lucro operacional se soma a amortização e a depreciação inclusas no CPV e nos custos operacionais. Essa adição acontece porque esses valores não representam baixa efetiva no caixa naquele período.

Aplicações do EBITDA

O EBITDA é um indicador muito usado para mensurar com maior exatidão a produtividade e a eficiência de uma empresa. E também pode ser usado na análise da origem dos resultados da empresa por desconsiderar efeitos financeiros e decisões contábeis.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Esse indicador de desempenho financeiro ainda é bastante útil para realizar a comparação da performance de empresas de um determinado segmento. Além de, por sua variação ano a ano, mostrar se uma companhia conseguiu melhorar a produtividade e a lucratividade, o que mostra aos investidores em qual empresa colocar seu capital.

Então, o que você achou de conhecer melhor o EBITDA, esse importante indicador de desempenho financeiro? Quer ter acesso a outro conteúdos interessantes como este? Conheça também o canal da Ignição Digital no Youtube.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *