Conheça As Vantagens e Desvantagens do Outsourcing

Apontado como tendência no mercado, a prática do outsorcing no Brasil ainda se depara com alguns obstáculos legais. Por aqui, as empresas não podem terceirizar serviços considerados essenciais (ligados à atividade-fim do negócio). A mudança dessa regra está sendo discutida no Congresso Nacional por meio do Projeto de Lei 4330. Até ser aprovada, está entre as desvantagens desse tipo de contrato. A despeito disso, oferece vantagens para àqueles que a aderem. Na lista abaixo, menciono as principais de cada um para você tomar a melhor decisão.

Vantagens do outsourcing

A principal vantagem do outsourcing é a possibilidade de terceirizar atividades que não são essenciais para a sobrevivência da empresa, chamadas de atividades-meio. Entre as mais comuns estão limpeza, segurança e suporte em geral. Dessa forma, o empreendedor pode focar seus esforços, recursos e orçamento naquilo que realmente domina e deixar outras tarefas nas mãos de especialistas. Obviamente que isso fará o desempenho de seu negócio atingir níveis extraordinários!

CLIQUE e baixe o ebook!

Outros benefícios são gestão mais simplificada e economia com despesas relacionadas às atividades-meio. Com o outsourcing, o empreendedor não precisará controlar ou arcar com gastos relacionados à contratação direta dos trabalhadores. O mesmo vale para os recursos materiais necessários ao desempenho de determinada atividade, como máquinas, aparelhos e uniformes, uma vez que geralmente boa parte disso é cedida pela prestadora de serviço (quando esse trabalho não é alocado).

Desvantagens do outsourcing

Se você pretende contratar alguma empresa para terceirizar serviços, deve verificar se ela atende todas as regras expostas na legislação trabalhista. E esse cuidado não é só questão de zelar pela qualidade de vida e bem-estar dos trabalhadores terceirizados (o que refletirá diretamente em seu negócio, seja positiva ou negativamente). É que caso a prestadora não esteja em dia com o pagamento de direitos trabalhistas e previdenciários, a empresa contratante pode ser atuada pelo Ministério do Trabalho e assumirá essas responsabilidades.

Outra desvantagem evidente do outsourcing é a negligência que prestadoras de serviço podem ter com a manutenção do padrão de qualidade construído pela sua marca no mercado. É bom se atentar ao escolher empresas bem qualificadas para executar qualquer atividade em nome de seu negócio!

Posta as vantagens e desvantagens do outsourcing, se você decidiu recorrer à ferramenta, seguem as minhas dicas para evitar problemas: não repasse atividades que estejam ligadas diretamente à atuação de sua empresa e/ou foram listadas no Contrato Social; pesquise sobre a prestador antes de assinar qualquer contrato – não se deixe levar por opções mais baratas; prefira aqueles que tenham uma boa carteira de clientes; incentive o rodízio de empregados disponibilizados para fazer as suas demandas e exija que eles fiquem devidamente identificados.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Se os funcionários terceirizados estiverem alocados em sua empresa, é importante incluí-los nas suas ações de endomarketing. Considere formas de fazer isso mesmo que os prestadores não compareçam à sede do seu negócio. Afinal, eles também são responsáveis pelos resultados da sua organização e merecem ser valorizados.

Espero que esta sacada tenha sido útil para você! Continue comigo e obtenha outras informações sobre empreendedorismo. Até a próxima!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *