Como Usar o Prazo Médio de Recebimento

Para saber como usar o prazo médio de recebimento ou PMR, precisamos primeiro entender do que se trata. O PMR nada mais é do que um indicador financeiro, onde é previsto o prazo para que suas vendas te deem retorno, ou seja, é o tempo que leva em dias entre a venda e o efetivo recebimento de dinheiro.

O prazo médio de recebimento é calculado da seguinte forma:

PMR = Total a Receber x 360 / Total da Receita Operacional Bruta (durante um ano)

Importância do prazo médio de recebimento

 

CLIQUE e baixe o ebook!

Oferecer concessões de crédito aos clientes é uma ótima maneira de incentivar as compras e alavancar as vendas. Entretanto, o empreendedor tem de lidar com a gestão de risco de crédito, o que pode causar problemas ao fluxo de caixa da empresa.

Ao adotar políticas que permitam o prazo médio de recebimento de vendas, a empresa deve analisar se esse prazo está de acordo com a média mais viável para o fluxo de caixa desejado, e se haverá necessidade de capital de giro.

É importante perceber também que, dependendo do tipo de negócio e segmento que a empresa atua, os prazos médios de recebimento podem variar. Como uma loja de departamento, por exemplo, que comercialize desde itens alimentícios, com prazo curto de recebimento, ou seja, à vista, e ao mesmo tempo venda eletrodomésticos a prazo.

Como calcular a Necessidade de Capital de Giro

Entendendo o prazo médio de recebimento para o seu negócio, é hora de avaliar a necessidade de capital de giro ou NCG. Esse indicador mostra o quanto de capital de giro sua empresa precisa ter para manter as atividades em perfeita ordem de funcionamento, desde compra, venda, produção, a pagamentos de fornecedores e funcionários.

O NCG indica, inclusive, de onde poderá dispor desses recursos, se há caixa interno ou se existe a necessidade de recorrer à financiamentos, por exemplo.

A melhor forma de calcular a necessidade de capital de giro é recorrer aos balancetes patrimoniais, utilizando a seguinte fórmula:

NCG = Contas a Receber + Estoque – Contas a pagar

Caso o valor da NCG seja negativo, significa que os recursos devem ser retirados de fontes externas.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Melhorando o prazo médio de recebimento

É possível tomar algumas medidas para diminuir os riscos de um prazo médio de recebimento muito alto, confira:

  • Negocie prazos melhores com os fornecedores, de forma que equilibre seu prazo de pagamento
  • Crie campanhas de incentivo para pagamentos à vista ou antes do final do prazo, no caso de compras no crediário
  • Tente controlar a inadimplência

O intuito é que o empreendedor alcance o maior equilíbrio possível entre o prazo médio de recebimento e o prazo médio de pagamento.

E você? Controla esses indicadores? Deixe seu comentário e continue acompanhando as dicas da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *