Como usar a Taxa Mínima de Atratividade

taxa mínima de atratividade

Você sabe o que é a taxa mínima de atratividade (TMA)?

O termo “taxa mínima de atratividade (TMA) ou Taxa de expectativa” é usado para designar o valor mínimo de retorno sobre um investimento. É um conceito fundamental para se analisar a viabilidade de execução de um novo projeto em sua empresa ou mesmo para você que presta serviços freelancer de maior duração.

Para formar esse índice, são necessários alguns pontos de análise, que iremos explanar abaixo, acompanhe:

A taxa mínima de atratividade e o custo por oportunidade

O custo de oportunidade é formado pelas remunerações não colocadas sob consideração, ou seja, outros fundos de investimentos possíveis e seus respectivos valores. Exemplo: caderneta de poupança, etc.

Risco de negociação

Os valores de retorno esperado devem corresponder ao risco de investimento. Ou seja, quanto mais arriscado o projeto maior deve ser a sua remuneração. Para compensar futuros impasses.

Liquidez

CLIQUE e baixe o ebook!

Conversão do investimento em caixa. Também pode-se dizer que é nesse fator que se analisa a capacidade de mudança de posição dentro do mercado se necessário.

Fator de variação

A taxa mínima de atratividade é uma variável que depende de diversos fatores, principalmente das condições individuais de cada investidor e do tempo de investimento. Logo, não deve-se generalizar esse tipo de dado em hipótese alguma.

Taxa mínima de atratividade como referência

Em alguns casos usa-se esse conceito para determinar índices de referência. Um exemplo é a taxa SELIC, que influencia nos investimentos do Tesouro Direto. Ela dá uma margem de cotação para que os cálculos possam ser entendidos.

Em outras palavras é a taxa de desconto obtida através da comparação de determinado período de tempo. Em que determinam-se os riscos de cada investimento e seus lucros.

Como determinar se o investimento é viável

Após utilizar a taxa mínima de atratividade como referência, é possível realizar comparações com outros índices como VPL (Valor Presente Líquido) ou Custo Anual Uniforme.

Ao obter um resultado positivo, a chamada Taxa interna de retorno (TIR) deve superar a TMA, comprovante a viabilidade do novo investimento.

Todos esses fatores podem ser controlados pelo setor comercial da sua empresa ou por um contador com experiência. Invista em gestão financeira para garantir sempre os melhores retornos e otimizar os seus investimentos internos e externos.

Deixe nos comentários o que achou da taxa mínima de atratividade.Continue acompanhando o blog Ignição Digital para mais dicas matadores de empreendedorismo e marketing!

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *