Como Planejar uma Estratégia de Mala Direta Altamente Eficaz

estratégias para mala direta

Quem tem negócios locais, ou seja, empresas físicas que atendem pessoas de um determinado bairro ou região, pode apostar na combinação de estratégias digitais e off-line para ter sucesso. Uma delas é a mala direta!

Praticamente abandonada, essa é uma forma simples e barata de entrar em contato com os seus leads ou clientes. E não subestime essa estratégia, se usada corretamente, ela pode fazer a sua empresa se destacar entre a concorrência. Veja como!

As vantagens de usar a mala direta

Existem inúmeros benefícios em incluir a mala direta nas suas estratégias de marketing. Como ela prevê uma comunicação por correio, permite a criação de um relacionamento mais próximo com os seus clientes, fazendo com que a sua marca seja lembrada e mais admirada.

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Entre as principais vantagens de utilizar esse método estão:

  • aproximar a relação da marca com o cliente;
  • recuperar o relacionamento com clientes inativos;
  • construir a imagem da sua marca;
  • mensurar os resultados off-line de comunicação;
  • fidelizar clientes já conquistados, estimulando novas compras.

Como criar uma boa campanha de mala direta

Para ser efetiva, a mala direta precisa ser bem-pensada, se tornando um canal para nutrir o relacionamento com o seu prospect. Por isso, é importante evitar peças padronizadas, com cara de anúncio.

O ideal é criar uma comunicação pessoal e intimista com o seu lead, usando uma linguagem personalizada e um conteúdo relevante para o leitor. Veja um rápido passo a passo:

1. Colete os dados

Uma campanha de mala direta se inicia com o fornecimento de dados pelo cliente. Para isso, você precisa desenvolver bons conteúdos gratuitos, a fim de fazer com que o seu prospect forneça as informações pessoais deles, especialmente as de contato, como o endereço.

2. Faça o material

Depois você deve focar no material que irá enviar. É importante que ele seja personalizado e útil, fornecendo algo ao leitor que esteja além de uma simples propaganda.

Uma boa estratégia é aliar a mala direta com um evento, criando uma chamada para aproximação. Contudo, você pode usar a mala direta para qualquer ação.

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3. Crie um benefício

Para mensurar o retorno da mala direta, crie um benefício para quem entrar em contato. Pode ser um cupom de desconto, uma promoção, enfim, o que a sua criatividade permitir e for financeiramente viável.

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