Como Montar um Negócio Lucrativo na Internet em 10 lições

como montar um negócio lucrativo na internet

Lucratividade é a chave para a sobrevivência de qualquer empresa. De acordo com o Sebrae, mais de 60% das empresas encerra as suas atividades no Brasil antes de completar cinco anos de existência, principalmente em função da falta de retorno financeiro. Entender como montar um negócio lucrativo é a principal lição que qualquer empreendedor digital precisa aprender para ter sucesso.

Faça um bom planejamento financeiro

O primeiro passo para garantir a lucratividade do seu negócio digital é planejar as finanças de maneira adequada. Não é porque o seu negócio exige baixos investimentos que você deve deixar o planejamento financeiro de lado. Tenha em mente que conforme o negócio for crescendo, mais investimentos deverão ser feitos, mesmo que estes investimentos sejam somente horas do seu trabalho, elas devem ser estimadas e contabilizadas, afinal você não quer trabalhar de graça, não é mesmo?

Não misture os custos do seu negócio com as despesas pessoais

Um erro muito comum dos empreendedores iniciantes é confundir o que é despesa pessoal do que é um custo do negócio e misturar as duas coisas. Esta atitude leva ao desequilíbrio nas contas até de empresas consolidadas, quem dirá de pequenos negócios. Se você já planeja viver do seu negócio digital, planeje um salário fixo e não retire mais do isso da empresa mensalmente. Tenha paciência, quando o negócio começar a apresentar lucro você terá o seu retorno.

Estude o seu nicho de mercado

Entender muito bem o mercado em que atua é um dos principais passos para quem deseja aprender como montar um negócio lucrativo. Você deve saber exatamente o tamanho do seu mercado, as possibilidades de ganho, os resultados da concorrência, o comportamento do seu consumidor e assim por diante. Somente estudando o nicho em que atua será possível entender qual é a real possibilidade de lucro do seu negócio.

Teste os seus produtos com versões beta

Validar a sua ideia de negócio é uma das estratégias mais interessantes para garantir que você não está investindo em algo que não dará retorno. Uma das formas mais fáceis de fazer isso é criar versões menores e mais simples dos seus produtos e lançá-los no mercado. Deste modo você investe menos no início e pode ir aprimorando o produto conforme o retorno do público. Se ele der certo o lucro será maior e se não der você perde menos dinheiro.

Monitore os resultados com indicadores de desempenho adequados

De nada adianta colocar versões beta no mercado e não monitorar os seus resultados. É preciso verificar a aceitação do público, a taxa de conversão do produto e o seu retorno sobre investimentos. Isso só será possível se você adotar indicadores de desempenho específicos para cada meta e acompanhar seus resultados por algum tempo.

Concentre esforços no que é mais rentável

Após testar seus produtos e serviços, você terá uma ideia mais clara sobre o que traz mais retorno. Foque os seus esforços nestes produtos. Deste modo você garante a máxima eficiência do seu negócio, dedicando recursos somente ao que traz retorno.

Cresça de forma planejada

Tendo em vista o que já traz retorno para o seu negócio, é preciso planejar o crescimento dele. Para isso você deve pensar nas demandas que ainda podem ser exploradas, em novas formas de atingir o seu público ou até na conquista de novos clientes. Para isso você deve traçar uma estratégia clara.

Estabeleça metas

Uma vez com a sua estratégia em mãos, é hora de criar um plano de ação com metas de curto, médio e longo prazo. As metas são importantes pois irão nortear as suas ações como empreendedor. Sabendo o que deve ser alcançado e como isso deve ser feito fica mais fácil de manter o foco e a disciplina para conseguir.

Invista no relacionamento com clientes

Novos clientes são essenciais para qualquer empresa, mas são os clientes fiéis que garantem a maior parte do lucro de qualquer negócio. Por isso é fundamental investir em formas de criar um relacionamento duradouro com quem você já comercializa seus produtos e serviços.

Tenha o menor preço possível e não o preço mais baixo do mercado

Estabelecer o preço de produtos intangíveis, como é o caso dos produtos digitais, é uma das ações que mais causa insegurança nos empreendedores. Muitos acreditam que devem perseguir o menor preço do mercado para conquistar o público, mas isso não é verdade. Você deve pensar sim no menor preço possível para o seu negócio, mas isso significa contabilizar todos os custos que a sua empresa teve para desenvolvê-lo (que com certeza é diferente dos custos da concorrência) e também o valor que aquele produto levará para quem o adquirir. Valor é algo que não depende da estrutura dos custos, mas está ligada diretamente com a diferença que o seu produto fará na vida de quem o procura.

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