5 dicas fáceis de como escrever um conteúdo de qualidade

banner-klicksite

Sejamos honestos: muitos conteúdos poderiam ser bem melhores.

Começando com um assunto interessante, um bom conhecimento da sua audiência e uma certa habilidade para escrever, você terá em mãos um texto muito bom.

Mas você não precisa se contentar em ficar nesse nível. Se investir um pouquinho mais de tempo e prestar atenção a alguns detalhes, seu conteúdo passará de “muito bom” para “incrível”.

E sabe qual é a melhor parte? Essas dicas podem ser aplicadas não só para conteúdos de site ou blog, mas também para scripts de vídeos, e-mail automático e qualquer outro recurso que você utilize.

Confira 5 dicas de como escrever um conteúdo de qualidade:

 

1. Seja entusiasmado

entusiasmo

 

Você sabe qual é o grande segredo para fazer as pessoas lerem seu conteúdo e comprarem seu produto? Parecer real.

Para ser persuasivo, você precisa ser educado e construir confiança. Mas é difícil ganhar a confiança do leitor quando você escreve como um robô.

Muitas pessoas usam um estilo mais formal (às vezes até demais) porque acham que isso os faz parecer importante. Mas a verdade é que ninguém que ler um texto totalmente sério e sem personalidade.

Nesse caso, é melhor pecar pelo excesso de personalidade e editar o texto depois do que fazer um conteúdo sem personalidade nenhuma.

Mais uma dica: ao fazer um conteúdo, demonstre sua paixão pelo assunto. Em vez de escrever sobre algo, conte para o leitor o que você quer dizer.

Resumindo: você precisa de entusiasmo para envolver o leitor.

 

2. Deixe o conteúdo “adormecer”

conteudo-adormecer

CLIQUE e baixe o ebook!

 

Para os mais apressados e ansiosos, essa dica pode parecer realmente difícil. Mas sabe qual é uma boa maneira de melhorar o seu conteúdo? Publicá-lo somente no dia seguinte.

Ok, tudo bem se sentir pronto para publicar e divulgar um conteúdo assim que terminá-lo e se preparar para receber o feedback do público.

Mas não faça isso ainda.

Uma noite de descanso longe do conteúdo com certeza lhe dará uma nova perspectiva e ideias de como deixar seu texto ainda melhor.

Depois disso, você verá com mais clareza que o conteúdo não estava realmente pronto e conseguirá fazer as mudanças necessárias.

 

3. Peça a um amigo para ler em voz alta

ler-voz-alta

 

Agora que você já deixou o conteúdo “descansar” por uma noite, é hora de fazer uma leitura em voz alta.

Essa dica é boa porque, ao ler em voz alta, você descobre problemas no fluxo do texto que os seus olhos provavelmente não notariam.

E, se outra pessoa puder fazer isso para você, melhor ainda.

 

4. Atenção às frases longas

frases longas

 

Quando estiver fazendo (ou ouvindo) a leitura em voz alta, aproveite a oportunidade para observar se há frases muito longas.

O segredo é falar de uma ideia por frase e expressar cada uma sucintamente.

Mais uma dica: quando você atingir 20 palavras em uma frase, cada palavra a mais pode fazer você perder até 10% dos leitores.

Uma boa maneira de testar isso é ver se o seu leitor precisa fazer uma pausa para respirar no meio da frase. Caso sim, ela é longa demais.

 

5. A voz passiva deve ser reescrita

voz-passiva

 

A diferença entre as vozes ativa e passiva é que, no primeiro caso, dizemos que alguém praticou uma ação (“Eu comi uma maçã”). Já na voz passiva, o sentido é o mesmo, mas inverte-se a ação e o sujeito (“A maçã foi comida por mim”).

Na maioria das vezes, a voz passiva deixa as frases maçantes e sem graça.

A voz ativa, por outro lado, passa a mensagem de vigor, energia e imediatismo.

Além disso, a voz ativa torna o texto mais fluido e fácil de ler, já que é mais fácil de entender o que está sendo dito já na primeira leitura. Quer ver? O que soa melhor:

– Esse conteúdo será lido por muitas pessoas

ou

– Muitas pessoas vão ler esse conteúdo?

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Quando lemos uma frase na voz passiva, costumamos demorar um pouco mais para entender quem fez o quê. Logo, usar esse recurso com frequência é uma maneira fácil de afastar os seus leitores.

Lembre-se: não é incorreto usar voz passiva, mas você deve evitá-la o máximo possível.

 

Recapitulando

Nesse artigo, você aprendeu:

Como o seu texto pode ser melhor do que apenas “bom”

Envolva o leitor com seu entusiasmo

Deixe o conteúdo “descansar” por uma noite

Peça a alguém para ler em voz alta

Corte as frases longas

Reescreva a voz passiva

banner-klicksite

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

18 comentários sobre “5 dicas fáceis de como escrever um conteúdo de qualidade”

  1. O artigo possui dicas excelentes nas suas entre linhas e também na sua visualização já que ele não possui parágrafos condesados. Com certeza utilizarei as técnicas de redação publicitária passadas aqui.

    Sempre lembrando que o texto possui voz ao contrário do ensinam nas aulas de Cominicação e Expressão em algumas universidades por ai, o texto tem vida, é pulsante, portanto tem voz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *