Como criar uma loja virtual e ter sucesso vendendo online em 6 passos

como criar uma loja virtual de sucesso

Quando falamos em empreendedorismo digital, uma das primeiras ideias que vem à mente dos empreendedores é criar um e-commerce. Já existem inúmeras formas de começar a sua loja virtual, com plataformas prontas, layouts pré-configurados e todo o tipo de terceirização disponível. Mesmo assim muitos empreendedores ainda têm dúvidas e me perguntam: como criar uma loja virtual de sucesso gastando pouco?

A minha resposta geralmente é: invista na qualidade! Uma loja virtual bem-feita é mais atrativa, tem um bom fluxo de vendas e é extremamente eficiente no trato com o cliente. Conseguir estes objetivos será muito mais fácil se você seguir as 5 dicas que separei especialmente para quem deseja ter sucesso empreendendo em um comércio online.

Estruture o seu site

A primeira impressão que o cliente terá da sua loja virá através do layout geral da página. Por isso é importante dedicar seu esforço na hora de construir um site bem estruturado. Dê atenção especial à navegação, criando categorias objetivas e menus de fácil entendimento. Invista também em boas fotos para os produtos e descrições detalhadas de cada um deles, com textos, vídeos e imagens complementares ilustrativos e didáticos.

Tecnologia é um capítulo à parte e deve receber a mesma atenção que o design da loja. A estrutura deve ser otimizada para os mecanismos de busca, o carregamento leve e o layout deve ser responsivo para qualquer tipo de equipamento, seja computadores desktop, notebooks, tablets ou celulares.

Fique atento, pois qualquer problema na estrutura do site pode ser decisivo para que a taxa de abandono da sua página cresça.

Anuncie

Para ter sucesso com uma loja virtual é essencial que o fluxo de novos clientes seja intenso. Isso só será possível através de uma boa estratégia de anúncios online. Plataformas como o Google Adwords são importantes para o e-commerce que está no início, pois será o principal meio de atração de novos clientes por algum tempo.

Você deve investir na segmentação do seu público-alvo e se comunicar com ele de maneira assertiva, oferecendo soluções imediatas para os seus problemas e oportunidades que façam sentido.

Use as mídias sociais

Um dos pontos mais importantes para ter sucesso com a sua loja virtual é criar relacionamento com os seus clientes. E uma forma eficiente de fazer isso é usando o poder das redes sociais para conquistá-los.

Entretanto, é preciso que a sua comunicação nas mídias sociais seja pensada de maneira estratégica. Não basta oferecer produtos e promoções em suas fanpages, é preciso publicar conteúdos relevantes e inspiradores relacionados à sua área de negócios.

Invista em logística

De nada adianta investir na estrutura online e na comunicação e negligenciar o aspecto off-line de uma loja virtual. Otimizar os processos de logística e o controle de estoques é tão importante quanto qualquer outro aspecto da empresa.

Criar bons processos de logística é importante, pois é através deles que a sua loja poderá se destacar. Oferecendo entregas mais ágeis, uma boa velocidade de reposição de produtos e assim por diante.

Foque no atendimento

As redes sociais também são canais importantes para o atendimento de clientes. Quantas vezes você já viu pessoas entrando em contato com as empresas nas mídias sociais para resolver problemas ou tirar dúvidas? Aposto que inúmeras vezes. Também arrisco dizer que você mesmo já pode ter usado este canal de comunicação com o mesmo propósito.

Deixe sempre o caminho aberto para que os seus clientes entrem em contato com você e procure atendê-los com a mesma prontidão que teria ao conversar com clientes pessoalmente. Lembre-se que consumidores satisfeitos podem gerar uma publicidade favorável para a sua empresa espontaneamente, o que irá contribuir, e muito, com a sua credibilidade.

Entregue produtos de maneira extraordinária

Nós já conversamos sobre a importância de surpreender o seu cliente com entregas extraordinárias . O princípio delas é sempre sair do óbvio e oferecer mais do que o cliente espera.

Além de garantir a satisfação do cliente, esta estratégia colabora com a fidelização do seu público. Você pode optar por entregar brindes, informações e benefícios extras ou até mesmo cupons com descontos para as próximas compras. Estes pequenos gestos são capazes de fazer milagres pelo seu faturamento.

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7 comentários sobre “Como criar uma loja virtual e ter sucesso vendendo online em 6 passos”

  1. Olá Érico

    Estou seguindo á risca essas dicas. Te acompanho no podcast diariamente.Estou prestes a lançar um produto virtual com um diferencial top.Um curso diferente.E vou produzir mais dois cursos como parceiros.Obrigado pelas dicas e sacadas.

    Um dia ainda farei a Formula de Lançamento se Deus permitir.
    Abraço.

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