Aprenda Como Liderar uma Equipe

Aprenda Como Liderar uma Equipe

Com o crescimento de sua empresa, jovem empreendedor, surgirão novos desafios e você talvez precise de mais colaboradores para auxiliá-lo. Para que isso não seja um freio em seu sucesso é crucial saber como liderar uma equipe.

Ser um líder pode não ser uma tarefa fácil, mas existem pequenas atitudes que você pode tomar no dia a dia para garantir o respeito e um ambiente de trabalho agradável, e tudo influencia, diretamente, na produtividade.

Como liderar uma equipe de forma eficiente

Você já deve ter ouvido a famosa frase de que “um líder é diferente de um chefe”, certo? Ela está correta e é um dos ensinamentos principais sobre como liderar uma equipe

De nada adianta você ser dono da empresa e dar ordens a todos os setores se você não for respeitado. E lembre-se: respeito é diferente de medo! Existem muitas maneiras de falar sobre o mesmo problema ou processo sem gerar desconforto nos trabalhadores da empresa.

Confira algumas dicas que separei para que você entenda e aplique os conceitos de um bom líder:

Informalidade na medida certa

Sabe quando você vai a uma reunião e tudo é tão metódico e “quadrado” que é impossível ficar interessado por aquilo? Pois é, o mesmo pode acontecer com os seus colaboradores.

Converse mais. Dê a reuniões um tom de encontros, mais do que aquele clima de formalidades e decisões importantes.

Dependendo do segmento de seu negócio, isso pode ser imprescindível para que, do meeting, saiam boas ideias.

Pratique a empatia e conheça quem trabalha com você

Colocar-se no lugar do outro com frequência deve ser uma das principais características de um líder . E para isso, você precisa conhecer quem te ajuda diariamente.

Uma boa dica aqui é quebrar aquela ideia de “chefe distante”. Converse sempre que possível com seus colaboradores, seja em um rápido encontro na área do café ou em um almoço. Promova a ideia de que está aberto a conversas, até mesmo as que não são de trabalho, quando pertinente.

Não seja para seus colaboradores o que você não gostaria que seu chefe fosse com você. Imagine-se na posição deles: o que você desejaria do dono do negócio? Entender isso pode ser a solução para evitar o turnover em sua empresa.

Seja firme, mas aberto a sugestões e mudanças

Dificilmente algo não pode ser melhorado. Seja um sistema de fluxo de trabalho, uma estratégia de marketing ou outros aspectos do dia a dia da empresa, quase sempre existe um jeito de facilitar ou aumentar a eficiência dos processos.

Como um bom líder, o ideal é que você não só ouça, mas cogite seriamente as sugestões de seus colaboradores.

No entanto, isso não quer dizer que não deva ser firme em suas decisões. Se acha que algo não dará certo, mantenha sua opinião, mas explique a razão de uma ou outra ideia não serem boas.

Dê feedbacks construtivos

É comum que quem trabalhe queira uma resposta sobre a função que executa. É interessante que você promova, mensalmente ou trimestralmente, por exemplo, uma reunião para oferecer feedbacks aos seus colaboradores.

Deve ser mais do que um simples “você fez bem isso e mal aquilo”, mas sim algo construtivo, com dicas e insights para que possam melhorar a maneira de executar suas atividades.

Gostou das dicas de como liderar uma equipe? Aproveite e veja também como dar autonomia para seu colaboradores!

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