5 Dicas Para Ter Ideias De Assuntos Para Um Blog

assuntos para um blog

Quem trabalha com conteúdo sabe que mesmo dominando bem determinada temática, no momento de fazer a pauta periódica sempre dá aquele branco. Afinal, os artigos devem se destacar pela originalidade em meio a tantos outros concorrentes que existem no mercado. Mas se você acha que esgotou todas as possibilidades de assuntos para um blog, tem algumas técnicas que dão insigths assertivos. Separei algumas bem legais e tão simples que certamente você dirá “como não pensei nisso antes?”

1 – Listas, guias e outros etcs

Os assuntos para blog podem ser tratados de diversas abordagens, mas o fato é que criatividade faz muita diferença para atrair o leitor. Listas, guias e outros textos do tipo fazem sucesso justamente porque ficam dentro dessa proposta, além de serem mais fáceis e rápidos de ler. Você pode usar temas que ainda não tenha explorado ou aprofundar outros dentro da sua área de atuação. Essas orientações agregam mais valor ao leitor e, ao mesmo tempo, demonstram que você realmente entende sobre o que está falando.

Criar seções no blog para posts com a mesma classificação, mas cujo assunto mude frequentemente também é uma ótima ideia de fazer os leitores voltarem para conferir o próximo artigo. Por exemplo: dica da semana, entrevistado do mês, entre outros.

2 – Google Alerts

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Os assuntos para um blog devem ser relevantes e atuais para proporcionarem soluções à sua audiência. Por isso, é importante que você se mantenha sempre ligado nas tendências de sua área e informe seu leitor em primeira mão. Além de ler livros de referência, acompanhar outros especialistas, frequentar palestras e eventos, entre outros, pode contar com a tecnologia para dar essa forcinha. É o caso do Google Alerts, ferramenta de alertas de notícias que avisa quando sai alguma novidade sobre temas de seu interesse.

Para utilizar, você deve fazer login no Google Alerts com seu e-mail e senha do Gmail. Quando seu acesso for autenticado, coloque o tema de interesse no campo correspondente e clique em “Criar Alerta”. O termo monitorado deve estar relacionado ao segmento do seu blog. Se eu fosse usar a ferramenta, só para dar um exemplo, como atuo no mercado de marketing digital, deveria pesquisar algo como: marketing de conteúdo, SEO, automação de marketing, entre outros semelhantes.

3 – HubSpot’s Blog Topic Generator e Content Ideal Generator: assuntos para um blog de forma automática

Já pensou em criar pautas automaticamente? Isso é possível por meio da ferramenta da Hubspot. Ela também é fácil de usar: você somente deve preencher os campos com palavras que deseja trabalha e ela dá um título relevante. Como só tem a versão em inglês, os termos que você deve colocar, bem como o resultado serão nessa língua. Mas basta traduzi-lo!

Já a ferramenta da Portent, Content Ideal Generator, segue a mesma ideia da anterior, a diferença é que aqui você somente precisa preencher um campo para ela montar o título. Se você não gostar da sugestão ou achar que ela não tem nada a ver com o assunto do seu blog, basta clicar no ícone atualizar (flecha em círculo) para obter outra combinação. Essa ferramenta também está em inglês, por isso, será necessário ter algum conhecimento na língua para colocar os termos corretos, interpretar o resultado e traduzir.

4 – Reotimizações de posts antigos

Reotimizar posts antigos ajuda a aproveitar e melhorar (tanto na parte escrita, quanto na de SEO) os conteúdos já existentes no blog para completar sua pauta e, de quebra, ainda contribui para melhor ranqueamento. Muitas vezes, você até pode ter posts com a mesma palavra-chave, ou seja, mesmo assunto tratado diversas vezes que estejam prejudicando o seu desempenho. Depois de otimizar o que esteja oferecendo melhor resultado, você pode redirecionar para essa URL os repetidos. Pelo Google Analytics, você obtém o panorama de quais são os artigos que valem a pena ser melhorados.

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5 – Feedbacks dos leitores

Você costuma ler os comentários e outros feedbacks dos seus leitores? Eu faço isso! Tenho diversos insigths dessa forma, inclusive assuntos para um blog. São muitas pessoas que sugerem pautas, muitas delas, valiosíssimas para escrever artigos assertivos. Outra dica é fazer pesquisas para saber sobre o que seus clientes querem saber. Você pode utilizar enquetes simples nas redes sociais (se tiver), por e-mail marketing ou somente pedir sugestões no próprio espaço de comentários do seu site.

Inclusive, estou esperando o seu feedback sobre esta sacada! Não deixe de comentar e compartilhar esse conteúdo se foi relevante para você. E fique sempre comigo, porque tenho outras ótimas sacadas para alavancar a sua estratégia de marketing digital.

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5 comentários sobre “5 Dicas Para Ter Ideias De Assuntos Para Um Blog”

  1. Muito bom artigo. A dica do google alerts foi muito boa.
    Gostaria de fazer uma pergunta: Ao criar um produto digital, o blog e a fanpage devem ser no nome do próprio produto online? Ou será melhor se for no nome do produtor do produto? Como funciona deve ser trabalhado o nome do produto x nome do produtor?

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