4 Dicas Para Fazer a Administração de Conflitos na Sua Empresa

Acesse e descubra 4 dicas para fazer a administração de conflitos na sua empresa

Ao lidar com liderança e gestão de pessoas, nós empreendedores e gestores enfrentamos uma série de dificuldades, sendo que a maioria deles é oriundo da administração de conflitos. Seja você um bom ou mau conciliador, lidar com pessoas é sempre um desafio e hoje você aprenderá dicas para amenizar os problemas e minimizar os conflitos na sua empresa.

Dica 1: Dê atenção para a equipe

Saber ouvir o que se passa dentro de sua empresa é primordial para o bem-estar dela. Tenha em mente que os conflitos são normais, tendo em vista que as pessoas pensam e agem de maneiras diferentes.

O segredo é dar atenção ao máximo, nos momentos bons e ruins, sempre atento a qualquer problema, para que sua administração de conflitos entre em cena.

Dica 2: Foco na solução

Não concentre os seus esforços nos culpados e sim nas soluções dos problemas. Se a cada conflito você atacar os seus colaboradores, logo você será visto como chefe e não líder.

Existe uma técnica do jornalismo chamada LIDE, que você pode aplicar para identificar e efetivar a administração dos conflitos da sua empresa.

1: O quê? (Identifique o foco real do problema);

2: Quem? (Reúna os envolvidos para uma possível solução);

3: Quando e Onde? (Descubra desde quando o problema afeta a empresa e quais setores são afetados);

4: Como? (Como o problema pode ser solucionado por completo);

5: Porquê? (Além de resolver o conflito, mostre para equipe o motivo e/ou benefícios da solução).

Dica 3: A base da administração de conflitos é o respeito

Estimule o respeito na equipe, envolvendo principalmente a liderança. A base da administração de conflitos deve ser o respeito, acompanhado com boas doses de empatia, resiliência, feedbacks positivos, humildade e trabalho em equipe.

A presença dos conflitos pode até ser positiva, pois pontos de vistas diferentes criam soluções diferentes, que podem ser aproveitadas pela empresa. Mas isso só é possível se houver respeito no ambiente organizacional.

Dica 4: Separe o pessoal do profissional

Mesmo com muito respeito entre os profissionais, alguns conflitos podem ser originados pelo lado pessoal. Por exemplo brincadeiras de mau gosto, apelidos, inveja, entre outros problemas comuns dentro do ambiente de trabalho.

Fique atento e saiba extrair o melhor do profissional, deixando sempre claro que o lado pessoal e/ou emocional não deve ser um fator de risco no trabalho.

Treinamentos específicos, estímulos de trabalho em equipe, gincanas, workshops, happy hours, coaching e dinâmicas são algumas técnicas para você resolver esse tipo de problema.

Gostou do artigo? Com essas 4 dicas sobre administração de conflitos você aprende a identificar melhor os problemas e focar na solução, respeitando sempre os limites entre liderança e equipe.

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