10 Habilidades Empreendedoras Essenciais Para Ter Sucesso

Conheça 10 habilidades empreendedoras

Uma pesquisa realizada em 2015 pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae revelou que quase 40% dos brasileiros adultos é dono do seu próprio negócio ou está ligado à criação de uma empresa. Não tem mais como negar, empreender é característica do povo brasileiro!

Por outro lado, conquistar o sucesso ao empreender não é fácil. Vários fatores interferem na vitória ou na derrota da sua empresa no mercado. Um bom caminho para o sucesso é desenvolver algumas habilidades empreendedoras chave. Listo a seguir as 10 habilidades que considero essenciais para ter sucesso como empreendedor:

1) Criatividade

Você já deve ter reparado que aos poucos, algumas profissões e negócios vão deixando de existir. Os motivos podem ser os mais variados, como o surgimento de uma nova tecnologia ou o custo de manutenção do negócio.

Independentemente de todos os fatores citados acima, a habilidade de criar, a chamada criatividade nunca morrerá e sempre dependerá do ser humano.

Uma máquina pode traduzir um texto, mas não pode criar uma frase no momento certo na hora certa, entendeu? Por isso o empreendedor do presente e do futuro deve ser extremamente criativo!

2) Competitividade

Em outro artigo do Ignição Digital eu ensino como alguns jogos de empreendedorismo auxiliam no desenvolvimento de várias habilidades, além de relaxar e divertir.

CLIQUE e baixe o ebook!

Uma das habilidades mais necessárias para alcançar os resultados desejados é a competitividade, que pode ser treinada e aprimorada através de jogos e diversão!

3) Liderança (Uma das principais habilidades empreendedoras)

Liderança (Uma das principais habilidades empreendedoras)

Para um exército ser eficiente em campo de batalha, ele precisa ser corajoso, forte, organizado e inteligente. Para que os soldados desenvolvam essas características é necessário um bom líder.

Na sua empresa ocorre o mesmo, sendo o “chefe” uma espécie de líder para os funcionários, com poder de engajar, encantar ou destruir a produtividade. Portanto invista tempo com a sua equipe e lidere por eles e para eles.

4) Resiliência

Empreendedorismo assemelha-se muito a uma montanha russa, com diversos altos e baixos, e o empreendedor de sucesso deve aprender com os erros, lidar com as crises e reverter as situações com muita resiliência.

5) Não ter medo de arriscar

Além de ser uma montanha russa, muitas vezes esse parque de diversão não tem segurança nenhuma, sendo que o empreendedor aposta correndo vários riscos.

Não ter medo dos riscos faz com que um empreendedor seja bem sucedido e o outro não, pois quem assume riscos pode até errar, mas voltará e acertará, já quem tem medo de se arriscar sempre estará estagnado e não crescerá nunca.

6) Networking

O relacionamento é primordial para o sucesso do empreendedor, portanto você precisa ter facilidade em transitar em outros mercados, negociando com fornecedores, clientes, parceiros e facilitando suas futuras prospecções.

7) Persuasão

Do que adianta um produto e/ou serviço perfeito sem o poder de convencimento? Claro, existem empresas de propaganda e marketing especializadas nisso, mas a persuasão deve começar com o empreendedor, vendendo a razão central do negócio para os colaboradores, parceiros e clientes. Entendeu?

8) Planejamento

Habilidades empreendedoras essenciais para ter sucesso: Planejamento

Traçar metas, cobrar resultados, definir caminhos, estabelecer um ponto de chegada, resumindo, gerir uma empresa requer uma habilidade central, o planejamento.

Sem planejamento a sua empresa fica à mercê do destino, portanto você precisa desenvolver essa habilidade para organizar seu tempo, sua produtividade, seu negócio e os seus resultados.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

9) Aprimoramento constante

Outro fator que difere empreendedores de sucesso dos que fracassam é o aprimoramento constante.

Chegar no topo é difícil, mas se manter lá é mais ainda, portanto você precisa ter sede de conhecimento e buscar o aprimoramento constante, com coaching, treinamentos, workshops, grupos de master mind, cursos, entre outras formas.

10) Humildade

O empreendedor de sucesso deve ser humilde, para começar de novo, aprender sempre mais, questionar, reconhecer seus erros, liderar, engajar, etc. A humildade é uma chave que abre muitas portas em busca do sucesso, portanto esteja munido dela e não tenha medo de usá-la.

Gostou do nosso artigo? Com essas 10 habilidades você consegue evoluir sempre, melhorar continuamente e sempre perseguir o sucesso. Para aprender ainda mais, assine nossa newsletter gratuitamente e receba mais sacadas sobre habilidades empreendedoras!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *